Conheça oito tratamentos que suavizam as rugas da testa

Do peeling aos cremes, cada tipo tem uma contribuição contra o envelhecimento da pele

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 22/03/2013

As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Tão eficiente quanto o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada.

"Alimentos ricos em carotenoides, como laranja, mamão, cenoura, damasco e vegetais escuros, retardam o envelhecimento celular, assim como os ricos em flavonoides, como chá verde, frutas vermelhas, beterraba e berinjela. O zinco, presente nos frutos do mar, o licopeno do tomate e as vitaminas C e E também retardam o envelhecimento celular. Já os alimentos ricos em isoflavonas (soja), selênio (castanhas) e silício (aveia) atuam no combate à flacidez cutânea", indica Vanessa Metz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Quanto aos tratamentos, estes devem ser indicados pelo dermatologista. Conheça os mais recomendados.

Toxina botulínica

As aplicações de toxina botulínica são tão polêmicas quanto populares. Ela, conta a dermatologista Vanessa Metz, atenua as rugas dinâmicas (as marcas de expressão) por causa do efeito relaxante, que paralisa a musculatura onde foi aplicado. No entanto, o efeito é temporário, exigindo reaplicações conforme a necessidade - em média, a cada seis meses.

A dermatologista também conta que, além de ser usado como tratamento, a toxina também serve para evitar que as rugas apareçam, já sendo indicado entre os 25 e 30 anos. A prevenção se deve ao fato de que as rugas são marcas de expressão e, a partir do momento que se paralisa a musculatura, a ruga de expressão não se desenvolverá.

"Lembrando que todos podem fazer, desde que com profissionais capacitados e experientes para evitar efeitos colaterais", alerta Vanessa. A área exata da aplicação deve ser avaliada pelo profissional, mas, contra as rugas da testa, a região é a glabela (entre as sobrancelhas) e na região frontal (testa).

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não