Cabelo ressecado: siga as dicas dos especialistas para recuperar os fios

Tem receita para fazer no salão, aplicar em casa e até para escolher o xampu

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 13/02/2014

Poluição, cloro, exposição ao sol e muita química podem deixar até o cabelo oleoso bastante ressecado. De acordo com o hair stylist Jomas Lázaro, do salão Fino Capelli, no Rio de Janeiro, o ressecamento pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho - inclusive, fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo.

É importante ressaltar que cabelos ressecados são diferentes dos fios secos. "O cabelo seco diz respeito ao tipo de couro cabeludo, que tem pouca produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, resultando em fios com aspecto menos brilhante em relação aos cabelos normais e oleosos", afirma a dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ao passo que qualquer tipo de cabelo - oleoso, misto ou seco - pode ficar ressecado, devido às alterações já citadas, mas esse é um quadro que pode ser revertido tomando alguns cuidados. Siga as dicas dos especialistas e reverta o problema dos cabelos ressecados:

Use o xampu adequado

O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva, por exemplo) tem o seu pH alterado, ficando mais alcalino que o normal. "Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição, fatores que deixam o fio ainda mais ressecado", a dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A maior parte dos xampus tem o pH alcalino, o que piora este quadro. "O ideal para evitar esse tipo de dano é utilizar xampus que tenham substâncias que equilibram o pH, tal como o ácido glicólico, que torna o xampu mais ácido", declara. "No entanto, os xampus de pH neutro (e não ácido) são os indicados para cabelos tratados com química, seja permanente, alisamento, tinturas ou clareamento."

Segundo os especialistas, esses produtos devem usados de forma preventiva, mas também ajudam a reverter o ressecamento. Dessa forma, fique atento aos rótulos dos xampus e olhe com atenção para os seus fios, principalmente após fazer química.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não