Dermatologistas revelam seus truques para cuidar da pele no verão

Cuide da oleosidade e evite manchas seguindo as dicas dos experts

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 06/12/2013

Chegar ao fim do verão com a pele saudável parece ser uma tarefa impossível - sol, cloro, água do mar, suor... São tantas ameaças que nem sempre sabemos como nos proteger corretamente. Embora pareça difícil, problemas como ressecamento, manchas e até micoses podem ser evitados com cuidados simples. Conversamos com dermatologistas que nos revelaram seus truques pessoais para manter a pele hidratada e sem complicações na estação mais quente do ano. Confira:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Controle a oleosidade e pare de sofrer com o brilho no rosto

mulher limpando a pele - Foto: Getty Images

Para aqueles que precisam de cuidados redobrados com a pele oleosa durante o calor, os dermatologistas contam os seus truques. "Uso sabonetes líquidos ou em espuma com ativos que controlam a oleosidade, depois aplico um tônico e finalizo com um bom hidratante matificante", diz a dermatologista Marcela Studart, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A dermatologista Suzy Rabello, do Hospital Bandeirantes, em São Paulo, ressalta a importância de usarmos produtos específicos para o nosso tipo de pele. "Se necessário, higienizo também a área do peito e das costas, e nunca faço limpeza mais de três vezes por dia, pois a pele pode produzir mais sebo e até aumentar a oleosidade", afirma. O dermatologista Murilo Drummond, do Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas, no Rio de Janeiro, diz que deixa lenços umedecidos na bolsa, no trabalho ou no carro, apenas para retirar o excesso de oleosidade durante o dia.

Dedos e virilha sempre secos para evitar micoses

mãos e pés - Foto: Getty Images

Um dos problemas de pele mais comuns do verão são as micoses, principalmente por conta do aumento de suor e as visitas mais frequentes a praias e clubes. A dermatologista Marcela aposta no simples e efetivo: "Após o banho, é indicado secar bem as áreas de dobras, principalmente entre os dedos e virilha, para evitar frieiras e fungos", diz. Já o dermatologista Murilo afirma que os cuidados podem ir para além do banho, principalmente para quem sofre muito com o suor. "Uma dica é secar essas áreas com uma toalha de papel no intervalo do trabalho, ou mesmo o uso de talco nos pés", completa. Na piscina ou chuveiro do clube, lembre-se de calçar os chinelos e evitar pisar descalço no chão molhado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A limpeza da pele deve ser diária

mulher lavando o rosto - Foto Getty Images

Os especialistas afirmam fazer a limpeza da pele diariamente em casa, usando sabonete específico para o seu tipo de pele, que pode ser complementada com um tônico facial. "Lembrando que sabonete esfoliante é pra ser usado no máximo uma vez por semana", diz a dermatologista Marcia Linhares, do Rio de Janeiro. Além disso, uma limpeza de pele mais profunda - para tratar acne, por exemplo - deve ser feita com um profissional uma vez ao mês ou a cada dois meses, dependendo do tratamento e do tipo de pele. "Eu, por exemplo, faço extração manual dos cravos com uma esteticista que trabalha no meu próprio consultório", diz a dermatologista Marcela.

Ressecamento da pele e dos fios também tem solução

homem passando creme no rosto - Foto Getty Images

Quem nunca ficou com a pele e os cabelos ressecados após uma temporada de água do mar e piscina com cloro? "Recomendo o uso de hidratantes para o corpo a base de ureia, vitamina E, alantoina e óleo de semente de uva diariamente após o banho para tratar a pele durante os dias de viagem", diz a dermatologista Marcela. No cabelo, a dica é usar leave-in e máscaras hidratantes com uma frequência maior. "Após o banho de mar ou piscina, vou logo lavar o corpo com água limpa, para retirar cloro e sal", lembra a dermatologista Marcia.

Cuidados com o sol vão além do protetor solar

Mulher usando um chapéu na praia - Foto Getty Images

O uso do protetor solar é essencial para evitar queimaduras, pintas, manchas e o câncer de pele. Mas é preciso usá-lo corretamente ou então a proteção não é garantida. "Reaplico o produto a cada duas horas se estiver em áreas de grande exposição, como a praia, sem me esquecer dos óculos escuros, bonés ou chapéus, de preferência com abas grandes", diz Suzy Rabello. A dermatologista Marcela recomenda aumentar o fator de proteção quando a exposição for mais intensa. "O ideal é um FPS entre 30 e 40 para o dia a dia e acima de 50 na exposição, lembrando que os protetores em gel e fluido são menos resistentes à água e ao suor do que os cremes mais espessos", explica. Também devemos respeitar os horários menos críticos de exposição ao sol: antes das 10h e após às 16h, pois a concentração de radiação solar é maior entre 10 e 16 horas.

Manchas e pintas também possuem tratamento

mulher com sardas no peito - Foto: Getty Images

Se você não se cuidou como deveria e agora es acompanhando o surgimento das pintas e manchas da sua pele, o ideal é procurar tá um profissional. "Antes de recomendar qualquer tratamento, é preciso ver se algumas dessas pintas têm aspecto maligno", declara o dermatologista Murilo. Se não for o caso, os tratamentos podem variar desde cremes clareadores até peeling e luz pulsada. "Manchas e sardas devido ao sol são prevenidas com o uso do filtro solar, mas depois que aparecem geralmente são tratadas com laser ou luz intensa pulsada, sendo necessário até quatro sessões", diz Marcia Linhares. "O melasma (manchas escuras) sempre piora nessa época do ano, e os tratamentos que faço e recomendo para meus pacientes são os cremes clareadores, peelings a base de ácidos com poder clareador, dermaroller (tratamento com um roller cheio de microagulhas, que facilitam a penetração da medicação na pele), e laser, que promove a quebra do pigmento da mancha", completa a especialista.

Hidratação não é feita só com creme

mulher bebendo água - Foto Getty Images

Uma pele saudável e hidratada não depende apenas do hidratante, afirmam os dermatologistas. "O uso de loções e águas termais também é bem-vindo para manter a pele sempre bem hidratada", conta Murilo Drummond. Além disso, ingerir dois litros de água por dia é essencial para manter todos os nossos órgãos irrigados e funcionando corretamente, e a pele não foge dessa regra. "Não adianta gastar dinheiro com diversos produtos se o mais importante, que é ter uma alimentação equilibrada e beber muita água, não está sendo feito."

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)