Invista nos truques de beleza que substituem produtos caros

Gelo fecha os poros e uma colher gelada combate as olheiras

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 01/03/2016

Nutracêuticos, hidratantes, tensores, ácidos, vitaminas: os cosméticos estão cada vez mais turbinados para deixar a pele rejuvenescida e saudável. Mas verdade seja dita os preços das fórmulas mágicas nem sempre cabem no bolso. E nem sempre o produto mais caro representa a melhor opção para determinado problema. "Muitas pessoas compram produtos caros sem orientação, achando que estão fazendo um bem para a pele, mas na verdade estão comprando os itens errados para seu tipo de pele", explica o dermatologista Fernando Freitas, de São Paulo. O resultado pode ser desastroso. Por isso, se você vai cuidar da pele sem uma orientação profissional, opte por truques simples, porém eficazes, ao invés de comprar cremes caros que podem não ser tão indicados assim para o seu caso. A seguir, confira uma lista de truques baratinhos para aliviar aquelas marquinhas e deixar a pele do rosto mais bonita. Confira!

Gelo no lugar do primer

O primer passou recentemente de um total desconhecido para item com lugar cativo na bolsinha de maquiagem. Ele é uma ótima estratégia para fazer a maquiagem durar mais, uma vez que cobre todos os poros do rosto, diminuindo a oleosidade, dando toque aveludado ao rosto e garantindo que base, pó e companhia se fixem mais à pele.

Os poros dilatados são mais comuns na testa, nas bochechas e no nariz, regiões do rosto em que, naturalmente, há mais concentração de sebo. "Os poros são como dutos, por onde passam os pelos e a oleosidade", explica a dermatologista Gabriela Casabona, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas para quem busca um substituto para o primer, aqui vai a dica: uma compressa feita com gelo envolto numa toalha também é uma ótima estratégia para fechar os poros do rosto. Ele pode ser usado tanto para desinchar o rosto depois de uma noite mal dormida quanto antes da maquiagem para preparar a pele. "O gelo é um potente vasoconstritor, ou seja, diminui os vasos e a quantidade de sangue, aliviando o inchaço e, consequentemente, diminuindo o diâmetro dos poros", explica Fernando Freitas. Por serem os poros os canais que liberam o sebo, com sua diminuição, a oleosidade também diminui, mas temporariamente - não vale como tratamento para pele oleosa. Com isso a maquiagem vai durar mais, como um primer natural.