Dê pitadas de férias para a sua rotina

Deixe seu dia mais leve com hábitos que são típicos do período longe do trabalho

POR LETÍCIA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 11/07/2014

Quando o trabalho começa a ocupar a maior parte do tempo, não tem jeito: a vida pessoal e o convívio familiar saem prejudicados, e não só porque a agenda está tomada por eventos profissionais. No tempo livre, você está com o corpo tão cansado, que acaba sem disposição para se divertir. O efeito emocional desastroso não demora a aparecer e se reveza entre o sentimento de cobrança de não estar presente e a frustração por ficar de lado nos eventos de pessoas queridas, simplesmente porque não há lugar para eles entre seus compromissos. "Esse impacto emocional causa aumento de estresse, irritabilidade, insônia e dificuldade de concentração em decorrência do cansaço", afirma a psicóloga Milene Rosenthal, do projeto Psicolink.

O único momento em que isso parece ser diferente são as férias, certo? Então pare de adiar seus momentos de lazer e inclua pílulas de relaxamento na rotina sem precisar ficar esperando o ano inteiro para aproveitar. Especialistas ensinam pequenos ajustes que podem ser feitos até na rotina das pessoas mais ocupadas e que fazem muita diferença na sua qualidade de vida e na das pessoas que estão por perto. 

Evite sair muito tarde do trabalho

Por mais pesada que esteja sua carga de trabalho, reserve ao menos um ou dois dias da semana para sair no horário - e compense isso com mais foco nos dias restantes. Organize todas as tarefas da semana já pensando nisso e, se houver condições, busque um especialista em produtividade para fazer seu tempo render mais. Checar a caixa de entrada do e-mail, por exemplo, é atividade que quebra o fluxo de trabalho e pode atrasar as entregas. "Além disso, a tentação de ficar navegando nas redes sociais e batendo papo durante o expediente pode consumir um bom tempo do seu dia e afetar a produtividade", afirma a psicóloga Milene Rosenthal. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não