PUBLICIDADE

12 coisas para fazer por você mesmo hoje

O autocuidado está nas pequenas ações do dia a dia que demonstram o amor que temos por nós mesmos

Em determinadas fases de nossa vida, podemos nos doar tanto aos outros, que esquecemos de dar atenção a nós mesmos. E isto pode se tornar um longo ciclo, onde pouco a pouco, nos habituamos a estar em segundo lugar, o que acarreta na diminuição de nossa saúde e bem estar. É neste momento que o autocuidado torna-se essencial, pois ao voltarmos nossa atenção a nós mesmos, somos capazes de atender as necessidades de nosso corpo e mente. Fazer isto não é complicado, já que simples hábitos, ao se tornarem recorrentes, são capazes de tornar nossa vida mais saudável. Listamos algumas atitudes que você pode adaptar a sua rotina que podem te ajudar a se sentir mais feliz:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Assista a um filme

Que tal tirar um tempo de seu dia para assistir um filme de seu gênero favorito? Muitas vezes em meio a rotina, focamos tanto em prazos e obrigações, que ficamos continuamente estressados. Ao nos envolvermos em outras histórias, nos distanciamos por um instante dos problemas que vivemos, e isto é essencial para que nos desliguemos da preocupação constante.

2. Leia um livro

Os livros oferecem a possibilidade de mergulharmos em outros universos. Além de nos entreter, a sabedoria e expansão gramatical que adquirimos ao reservamos um tempo para ler é grandiosa. E um estudo realizado pela ABCNEWS, mostra que estimular determinadas áreas do cérebro através da leitura pode retardar o progresso de doenças como o Alzheimer e demência.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. Aumente o som

Extravase a energia dentro de você ao cantar e dançar com o volume nas alturas dentro de sua casa ou no carro. Pesquisadores da Universidade do Missouri afirmam que a música tem o poder de aumentar o sem bem estar. Após entrevistar mais de mil voluntários, descobriu-se que canções alegres lhe dão energia no dia a dia e fazem com que você atinja um maior desempenho em suas tarefas.

4. Caminhe

Mesmo que por 15 minutos, a caminhada diária traz inúmeros benefícios para a saúde física e emocional. Você pode utilizar o tempo da atividade para refletir sobre a vida, já que muitas vezes não temos tempo para pensarmos sobre o que experienciamos, ou então, é possível focar-se apenas na caminhada, esvaziando a mente de quaisquer preocupações. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Harvard, caminhar por curtos períodos de tempo pode reduzir os riscos de contrair câncer de mama, além de aliviar dores musculares e potencializar o sistema imunológico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

5. Desapegue de hábitos prejudiciais

Ame a si mesmo e busque evitar hábitos nocivos a sua saúde, como:

Preocupar-se com seu bem estar físico e mental é colocar-se em primeiro lugar.

6. Passeie com o seu cachorro

Estudos recentes publicados pelo periódico Environmental Research and Public Health comprovam o quão benéfico um simples passeio com seu animal de estimação pode ser. Além de fazer bem para o animal, o que verdadeiramente nos motiva a caminhar com nossos cachorros é o bem estar e felicidade que isto nos causa. Fazer outro ser feliz aumenta nosso bem estar.

7. Converse com quem você gosta

Não importa se for com amigos ou familiares, a ideia é você compartilhar sua vida com quem você ama. Fale sobre assuntos cotidianos, reflita sobre temas complexos ou apenas dê boas risadas na companhia de alguém especial. Para a psicóloga Mariana Bonsaver, da maternidade Pro Matre Paulista, dividir questões pessoais auxilia no compartilhamento e no alívio de angústias, além de fortalecer a cumplicidade no relacionamento. "Estudos mostram que quando se tem uma conversa de questões pessoais com amigos o cérebro produz substâncias químicas que ajudam a criar e a manter o laço de amizade. Quando isso acontece, é produzido uma grande quantidade de ocitocina, substância que acalma e reduz o estresse". ressalta a especialista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

8. Viaje

Viajar é entrar em contato com novas culturas e realidades. Seja sozinho ou acompanhado, desligar-se de sua rotina por alguns dias é essencial para que possamos nos divertir, relaxar e ver o mundo a partir de óticas diferentes. Além disso, um estudo realizado pela Agência de Aviação Norte-Americana, mostrou que mulheres que viajam ao menos duas vezes por semana, reduzem as chances de ter um ataque cardíaco.

9. Cozinhe

Separe um tempo para aprender aquela receita que você sempre teve vontade de fazer. Cozinhar pode ter um efeito relaxante, e é gratificante quando conseguimos preparar um prato no qual colocamos esforço para fazer. E um estudo realizado pelo periódico Positive Psychology comprova os benefícios dessa prática, mostrando que ao cozinharmos, nos sentimos mais entusiasmados em alcançar nossos objetivos no dia seguinte.

10. Desligue-se dos aparelhos eletrônicos

O celular é uma ferramenta indispensável quando pensamos em comunicação e formas de trabalho. Porém, em excesso, pode nos sufocar, pois a todo momento recebemos notificações que além de trazerem cobranças, nos lembram de nossas obrigações e problemas. Um estudo realizado pela Universidade de Maryland, reuniu jovens dispostos a passar alguns dias longe dos dispositivos de comunicação. O resultado foi um aumento na qualidade de vida, já que ao se desconectarem de seus celulares, direcionaram atenção aos amigos e familiares. E um segundo estudo realizado pela Universidade do Kansas, mostrou que não usar o celular após sair do trabalho nos traz uma sensação maior de descanso. Portanto, é importante desapegar-se dos aparelhos eletrônicos pelo tempo que for necessário, para que você foque em viver o presente, e afaste-se da sensação de urgência que o dia a dia traz.

11. Tenha uma planta em casa

As plantas trazem muitos benefícios para o seu bem estar: Segundo um estudo realizado pela Nasa, elas podem purificam o ar, acalmar a mente e deixar o ambiente mais agradável. Além disso, há quem acredite que elas potencializam as energias positivas e protegem o local onde a colocamos.

12. Elogie a si mesmo

Não espere que os outros validem sua capacidade. Faça isto você mesmo, reconhecendo suas qualidades. Isto irá aumentar sua autoestima, e você se sentirá mais confortável e seguro em ser quem você é. "Elogiar-se é uma forma importante de construção da autoestima. Muitas pessoas são críticas em relação a si mesmas, olhando somente para seus aspectos negativos. Olhar para suas qualidades, pontos positivos e valorizar seus esforços são questões importantes para uma melhor autoestima e melhora da confiança", explica a psicóloga Mariana Bonsaver da maternidade Pro Matre Paulista

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)