O tai chi como terapia para a melhor idade

A prática alivia o corpo enfraquecido devido ao stress ou problemas de saúde

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 25/09/2008

Tai Chi Terapia, que forma 13 posturas, é destinada à Melhor Idade. É um sistema de exercícios e seqüências marciais, com fundamento terapêutico, baseados no Tai Chi Chuan do Estilo Yang Tradicional. Tem como objetivo introduzir gradativamente o aluno à prática da atividade, possibilitando assim uma vivência agradável (não estressante) dos movimentos e seus inumeráveis benefícios.

Indicado para quem tem interesse na prática do Tai Chi Chuan, mas está há muito tempo sem fazer exercícios. Foi especialmente desenvolvido para quem está em busca de práticas corporais de equilibro emocional e para quem esteja com o corpo enfraquecido devido ao stress ou problemas de saúde.

Possibilita uma excelente introdução ao Tai Chi Chuan, com a compreensão teórica e a experimentação dos inúmeros benefícios proporcionados por esta arte, dentre eles:
* O sentido de centro (equilíbrio);
* Noção das direções;
* Consciência postural; 
*  Entendimento dos princípios fundamentais do Tai Chi Chuan.

Técnicas desta modalidade:
* Exercícios de postura fixa;
* Exercícios de Chi Kung ou Pa Tuan Chin (alternando sempre);
* Aprendizado da Forma de 13 posturas do Tai Chi Chuan do Estilo Yang.

Importante:
Após o aprendizado da Forma de 13 posturas o aluno poderá optar por iniciar na prática do Tai Chi Chuan Tradicional (mais avançada), desenvolvendo todo o potencial que a arte pode oferecer no processo de aprendizado da Forma de 108 posturas (forma completa).

Professora Maria Angela Soci é presidente da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental SBTCC)

Para saber mais, acesse: www.sbtcc.org.br  

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não