publicidade

Aprenda a ser gentil e destrua barreiras

Um simples gesto pode abrir portas para uma vida melhor

Por Minha Vida - publicado em 06/02/2009


Acabar com a ignorância com seu colega de trabalho, sorrir para aquela pessoa que sempre pega o mesmo elevador que você, tratar seu marido com um pouco menos de rispidez. São pequenos gestos que podem garantir uma vida mais tranqüila e derrubar barreiras que atrapalham seu sucesso profissional e pessoal.

Nas situações corriqueiras, um gesto amigável tem tudo para fazer a diferença (e não somente para as pessoas ao seu redor, mas para você também). O psicoterapeuta Cris Allmeida garante que deixar o sorriso no rosto por mais tempo é uma ferramenta para viver melhor e acabar sendo apresentado a muito mais oportunidades, confira.

Ser gentil no trabalho
Trabalho é o ambiente onde as pessoas estão sempre atentas as atitudes das outras. Por isso, gestos cordiais e respeitosos nunca são demais. O psicoterapeuta Cris Allmeida, afirma que ser gentil no trabalho significa parar de pensar só nas suas tarefas e começar a respeitar o trabalho das outras pessoas. "Ter atitudes gentis é uma forma de lutar contra um ego que insiste em querer sempre estar com a razão frente ao que os outros estão pensando ou sentindo. No trabalho, a pessoa gentil vai mais longe, pois ela abre canais de comunicação e se torna acessível a todos. Já o indivíduo grosseiro e individualista perde oportunidades, pois ninguém está disposto a "levar um coice" desnecessariamente".

Ser gentil com sua família
Você pode ganhar muito mais que um ambiente familiar mais tranquilo  sendo gentil com sua família. Afinal, uma relação de carinho e compreensão com as pessoas que estão sempre ao seu lado são como um degrau a mais para a conquista dos seus objetivos. "Todas as tradições antigas ensinam o respeito pelos nossos familiares e antepassados. Respeitando nossa família, estamos respeitando nossa própria origem. Ser gentil com aqueles que nos criaram é uma forma de cultivar auto-estima e respeito pela sua própria história pessoal. Podemos observar também que quando estamos mal resolvidos com nossos familiares, nossos projetos e objetivos tendem a ser afetados".

Com pessoas que você não conhece muito bem
Viver é saber se relacionar. É assim que garantimos um clico de amizade e mandamos o mau-humor para bem longe. O benefício de ser gentil com aquele colega não tão conhecido pode ser enorme, basta mandar o lado arrogante para bem longe e tentar aproveitar situações. "Estamos conectados em uma grande rede de relacionamentos e não fazemos idéia do alcance desta rede. Se quisermos pensar em benefícios, basta lembrar que, na roda social, as pessoas estão continuamente trocando de posição. Quem hoje está por baixo, amanhã estará em alta e assim por diante.

Mas não adianta viver pensando apenas no que ganhamos sendo gentis com essas pessoas. "Mas, muito mais do que ver benefícios em tratar bem os outros devemos ver a atitude da gentileza como uma pratica do dia-a-dia que pode ser feita em qualquer situação, até mesmo para que se torne uma característica interessante em sua personalidade e estimule os outros a viverem mais harmoniosamente", diz o psicoterapeuta.

Auto-estima
Sua auto-estima vai estar em primeiro lugar no ranking de beneficiados pela postura mais gentil. "Isso acontece porque, quando tratamos as pessoas com mais respeito e consideração, mudando também a maneira mental que fazemos de nós mesmos, o que repercute rapidamente na nossa auto-imagem", afirma o psicoterapeuta.


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X