PUBLICIDADE

Depressão pode ser categorizada em quatro subtipos, diz estudo

Biomarcadores identificados na pesquisa podem ajudar no diagnóstico e tratamento da doença

Em 14/3/2017
Redação
Escrito por Redação
Redação Minha Vida

A depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Um estudo realizado por pesquisadores do Weill Cornell Medical College, nos Estados Unidos, identificou que a depressão pode ser categorizada em quatro subtipos diferentes, cada um definido por diferentes padrões de conectividade cerebral anormal.

A análise foi feita através de exames de ressonância magnética em mais de mil pacientes com depressão, comparando-os com indivíduos saudáveis. Desta forma foi possível identificar biomarcadores específicos que ajudam no diagnóstico e tratamento da doença.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, os biomarcadores beneficiam uma nova terapia chamada estimulação magnética transcraniana, um tratamento não invasivo que usa ondas eletromagnéticas para estimular determinadas áreas cerebrais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O estudo constatou que esses subtipos estavam ligados a sintomas específicos. De acordo com os resultados, a redução na conectividade na parte do cérebro que regula o comportamento relacionado ao medo e a reapreciação de estímulos emocionalmente negativos é mais grave nos subtipos 1 e 4, sendo que também apresentam uma ansiedade aumentada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os pesquisadores têm como objetivo realizar outras pesquisas sobre os biomarcadores antes de serem capazes de usá-los no diagnóstico clínico. A características dos subtipos foram divulgadas no artigo científico completo publicado na revista Nature:

Subgrupo 1

Esse conjunto é caracterizado pela ansiedade, insônia e fadiga.

Subgrupo 2

Esse conjunto é caracterizado pela exaustão e diminuição da energia.

Subgrupo 3

Esse conjunto é caracterizado pela inabilidade em sentir prazer e letargia dos movimentos e fala.

Subgrupo 4

Esse conjunto é caracterizado ansiedade, insônia e inabilidade em sentir prazer.