Acabe com 11 mitos que chateiam a gravidez

Desbanque mitos sobre sexo, banho de sol e alimentação adequada

POR FERNANDO MENEZES - ATUALIZADO EM 29/08/2014

Durante gestação, a mulher tem inúmeras mudanças de hábitos. Algumas realmente são necessárias para garantir a sua saúde e a do bebê, mas outras podem ser nada mais do que mitos. "A condição de uma mulher grávida é tão delicada e única que uma série de mitos sobre o que ela pode ou não fazer foi criada pelas pessoas. Tudo isso pode confundir a gestante, tornando esse período menos agradável do que deveria ser", diz a coordenadora do setor de Ultrassonografia Viviane Lopes, do Laboratório Femme, especializado em saúde da mulher. Esclareça 11 dúvidas do que pode ou não ser feito durante a gravidez.

Até que mês a gestante pode fazer sexo?

A relação sexual com o parceiro é permitida durante todos os meses, já que a saúde do bebê não é prejudicada durante a relação sexual. "O sexo é permito durante toda a gravidez, a não ser que existam intercorrências como sangramento e contrações", explica Viviane Lopes, do Laboratório Femme, especializado em saúde da mulher.

Muitas mulheres ficam preocupadas com a possível perda de desejo sexual durante esse período, mas pesquisas mostram que esses casos são minoria. Segundo um estudo feito pelo Hospital de Santa Maria, em Portugal, 89% das mulheres não sentiram diferença no desejo sexual durante a gravidez. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não