Como gastar menos tempo fazendo exercícios e ainda assim obter resultados

Treino em circuito e atividades intensas são boas opções para quem tem pouco tempo para malhar

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 14/12/2016

Por muito tempo acreditou-se que apenas exercícios físicos realizados por períodos longos, de no mínimo uma hora, eram eficientes para cuidar da saúde e, de quebra, eliminar gordura corporal. Com esse pensamento na cabeça, muita gente acabou desistindo dos treinos por não conseguir encaixá-los na rotina.

Mas de lá para cá as pesquisas sobre a prática de exercícios físicos evoluíram muito e - além de demonstrarem que qualquer quantidade de atividade física já faz bem para o organismo - estão propondo estratégias para conseguir bons resultados em períodos mais curtos de treino. Assim, o que antes só era possível em uma ou duas horas de malhação, agora pode ser conquistado em 30, 40 e até 20 minutos. A seguir nós listamos algumas das estratégias para otimizar o tempo do treino sem abrir mão dos resultados. Confira.

Treine sem pausas

Existem algumas alternativas de atividade física que são feitas de maneira contínua, sem pausas. Uma delas é o treino em circuito, em que são utilizados diversos acessórios para se exercitar. "Step, esteira, cama elástica, halteres, corda, saco de boxe, caneleira, colchonete, bastão, elástico e bola estão entre as opções possíveis em um circuito", explica a professora Regina Bento Oliveira, da academia Contours, em São Paulo. Em algumas academias são até usados aparelhos de musculação hidráulicos, com carga que automaticamente se ajusta ao praticante. A escolha depende de quais são seus objetivos. Sejam eles emagrecimento, ganho de massa muscular ou de condicionamento cardiorrespiratório, o método do treinamento em circuito pode ajudar a conquistá-lo. É fundamental a conversa com o educador físico que vai indicar os melhores acessórios e intensidade para o seu treino. O praticante fica em média um minuto em cada estação (como é chamado cada tipo de exercício realizado), ao todo são cerca de 30 minutos se exercitando. Vale lembrar que o treino é intenso.