PUBLICIDADE

Conheça cinco exercícios que valem por dois

Modalidades como capoeira e tai chi chuan trabalham corpo e mente juntos

Não é de hoje que os exercícios são reconhecidos pela sensação de bem-estar que promovem a quem os pratica. Tal resultado vem de uma série de hormônios liberados quando você sua a camisa. O destaque da ação relaxante fica por conta da endorfina, substância que ajuda a aliviar o estresse. Algumas modalidades, porém, são populares justamente pela dupla funcionalidade: não só colocam a silhueta no lugar, como também proporcionam uma notável sensação de relaxamento e bem-estar.Para deixar você a par de todos os benefícios oferecidos pelos exercícios dois em um, o Minha Vida recorreu aos profissionais da academia Bio Ritmo, Gustavo Borges e TSKF Academia de Artes Marciais. A seguir, eles detalham como as modalidades que ensinam, combatem o acúmulo de tensões do dia-a-dia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pilates

aula de pilates - Foto: Getty Images
aula de pilates - Foto: Getty Images

O aluno que frequenta as aulas de pilates desenvolve a consciência corporal, melhorando a postura. Com isso, passa a realizar as atividades cotidianas com mais disposição e agilidade, conforme explica o professor Marcelo Jaime Vieira. Mais vantagens apontadas pelo profissional da Bio Ritmo são o enrijecimento dos músculos, o aumento da flexibilidade e a melhora de dores na coluna. O resultado é um equilíbrio físico e mental.

Mas Marcelo ressalta que as aulas de pilates são intensas, com duração de 45 ou 60 minutos. Eu não diria que os exercícios são relaxantes, mas sim que eles aliviam as tensões da musculatura, a partir do alinhamento corporal, explica. Para notar os benefícios, o professor aconselha a frequentar as aulas de duas a três vezes por semana.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ele tranquiliza os iniciantes nas atividades físicas, garantindo que o pilates pode ser praticado por diversos perfis de praticantes. Basta respeitar o grau de condicionamento físico do aluno. Existem variações nos exercícios que atendem alunos iniciantes, intermediários e avançados, completa. A restrição fica por conta de pessoas com algum tipo de problema na coluna que não foi tratado, ou ainda, quando a atividade não é liberada pelo médico.

Yoga

aula de yoga - Foto: Getty Images
aula de yoga - Foto: Getty Images

A yoga amplia o autoconhecimento do corpo e da mente. Na prática, o aluno aprende a acalmar as perturbações da mente por meio de posturas psico físicas (os chamados ásanas) e a controlar a respiração com exercícios de concentração e meditação, esclarece a professora Mariana Michelin, da Bio Ritmo. As aulas de uma hora oferecidas pela academia garantem uma melhora na consciência corporal, ganho de força da musculatura postural e aumento da flexibilidade. O relaxamento vem no final da aula, quando conseguimos encontrar um equilíbrio entre a contração e o relaxamento dos músculos do corpo, fazendo apenas o esforço mínimo para mantermos a postura ereta, conta Mariana.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo a professora, os benefícios são notados quando a yoga é praticada, pelo menos, duas vezes por semana. Mariana afirma ainda que, por existirem adaptações para todos os perfis de aluno, até mesmo os iniciantes na prática sentem os resultados. Caso você sofra com algum problema nas articulações ou tipo de doença, no entanto, ela alerta que é fundamental informar seu professor.

Alongamento

pessoas alongando as pernas na academia - Foto: Getty Images
pessoas alongando as pernas na academia - Foto: Getty Images

Consciência corporal e superação de limites são o foco das aulas de alongamento. A coordenadora de fitness da academia Gustavo Borges, Ana Paula Alves, detalha um pouco da rotina de duas aulas que oferecem séries de alongamento: as próprias aulas de alongamento e a GB Equilibrium.

No início da aula de alongamento, os alunos fazem um leve alongamento acompanhado de uma música suave. No decorrer da aula, o grau de dificuldade das séries vai aumentando e, por fim, a aula é finalizada com massagem e relaxamento, diz Ana Paula. Sobre a modalidade GB Equilibrium, ela conta que movimentos de soltura entram em cena no começo da aula. As movimentações são baseadas em técnicas como Tai Chi Chuan, ioga e pilates, com participação de materiais como bola e disco. Assim como nas aulas de alongamento, os exercícios são progressivos e encerrados com relaxamento.

Para que os benefícios das aulas de alongamento sejam notados, a profissional da academia Gustavo Borges recomenda que o aluno pratique uma das modalidades três vezes por semana. Ana Paula afirma que, pelo fato de os exercícios respeitarem o grau de condicionamento do aluno, não existe nenhuma restrição para a prática. Se o aluno tiver alguma prescrição médica, é preciso ter autorização do profissional para a prática de atividades físicas e trazer exames para que o professor tome as devidas precauções durante as aulas, alerta.

Capoeira

mulher lutando capoeira - Foto: Getty Images
mulher lutando capoeira - Foto: Getty Images

A modalidade é extremamente rica no aspecto físico e cultural. Trata-se de uma arte que funde princípios de jogo, luta, dança e expressão corporal em uma única atividade, explica o professor da Bio Ritmo Marcos Veríssimo. Na aula, o aluno aprende movimentos de ataque e defesa, deslocamentos laterais, tradições de comportamento, musicalidade e fundamentação histórica. A lista de vantagens para o corpo é grande. Entre elas, Marcos cita o aumento da capacidade cardiorrespiratória, aumento do tônus muscular e consequente diminuição da massa gorda, e melhora do reflexo e equilíbrio. Para isso, o professor aconselha que o aluno frequente as aulas, que têm duração de uma hora a uma hora e meia, três vezes semanais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O professor ressalta que, pela necessidade de decisões rápidas no jogo, a concentração é fundamental. Sem falar que não há espaço para individualismo na capoeira. É preciso se relacionar com o companheiro de jogo e com os demais componentes da roda, afirma. Todo esse contexto, segundo Marcos, faz o praticante deixar os problemas cotidianos fora da sala de aula, aliviando o estresse de uma forma geral.

Ter cuidado na hora de escolher o lugar onde praticar a modalidade é o alerta feito por Marcos aos iniciantes. Selecione um profissional adequado para que ele saiba conhecer e respeitar seu limiar físico, dá o conselho às pessoas que querem abandonar o sedentarismo apostando na capoeira. Pessoas com sequelas em regiões importantes do corpo, como coluna, lombar e joelho não podem participar das aulas de capoeira. Porém, a modalidade pode atuar como auxílio no processo de recuperação, em determinados casos.

Tai Chi Chuan

casal fazendo tai chi chuan no parque - Foto: Getty Images
casal fazendo tai chi chuan no parque - Foto: Getty Images

Além do fortalecimento dos músculos, as sequências de exercícios feitas pelos praticantes de Tai Chi Chuan melhoram a flexibilidade, a agilidade e a respiração. Mais do que isso, a arte marcial é recomendada para afastar o estresse.

Segundo Francisco Tupy, professor da TSKF Academia de Artes Marciais, a prática de Tai Chi Chuan é uma ótima forma de encontrar calma interior. Isso porque os exercícios estimulam a circulação sanguínea, tornando a mente mais lúcida e menos dispersa. A base da medicina chinesa está diretamente ligada à energia interior, chamada de chi. Os movimentos do Tai Chi Chuan harmonizam e equilibram o fluído do chi, aumentando o poder interior, explica.

Francisco diz ainda que a prática de duas a três vezes por semana garante uma boa forma física, além de afastar de vez o estresse do dia-a-dia. As aulas independem do condicionamento físico do praticante. Isso porque, conforme o professor esclarece, as movimentações são dadas do modo mais individual possível. Cada aluno recebe tratamento individual e diferenciado, de acordo com os objetivos de treino.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)