Conheça cinco exercícios que valem por dois

Modalidades como capoeira e tai chi chuan trabalham corpo e mente juntos

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 12/12/2016

Não é de hoje que os exercícios são reconhecidos pela sensação de bem-estar que promovem a quem os pratica. Tal resultado vem de uma série de hormônios liberados quando você sua a camisa. O destaque da ação relaxante fica por conta da endorfina, substância que ajuda a aliviar o estresse. Algumas modalidades, porém, são populares justamente pela dupla funcionalidade: não só colocam a silhueta no lugar, como também proporcionam uma notável sensação de relaxamento e bem-estar.Para deixar você a par de todos os benefícios oferecidos pelos exercícios dois em um, o Minha Vida recorreu aos profissionais da academia Bio Ritmo, Gustavo Borges e TSKF Academia de Artes Marciais. A seguir, eles detalham como as modalidades que ensinam, combatem o acúmulo de tensões do dia-a-dia.

Capoeira

A modalidade é extremamente rica no aspecto físico e cultural. Trata-se de uma arte que funde princípios de jogo, luta, dança e expressão corporal em uma única atividade, explica o professor da Bio Ritmo Marcos Veríssimo. Na aula, o aluno aprende movimentos de ataque e defesa, deslocamentos laterais, tradições de comportamento, musicalidade e fundamentação histórica. A lista de vantagens para o corpo é grande. Entre elas, Marcos cita o aumento da capacidade cardiorrespiratória, aumento do tônus muscular e consequente diminuição da massa gorda, e melhora do reflexo e equilíbrio. Para isso, o professor aconselha que o aluno frequente as aulas, que têm duração de uma hora a uma hora e meia, três vezes semanais.

O professor ressalta que, pela necessidade de decisões rápidas no jogo, a concentração é fundamental. Sem falar que não há espaço para individualismo na capoeira. É preciso se relacionar com o companheiro de jogo e com os demais componentes da roda, afirma. Todo esse contexto, segundo Marcos, faz o praticante deixar os problemas cotidianos fora da sala de aula, aliviando o estresse de uma forma geral.

Ter cuidado na hora de escolher o lugar onde praticar a modalidade é o alerta feito por Marcos aos iniciantes. Selecione um profissional adequado para que ele saiba conhecer e respeitar seu limiar físico, dá o conselho às pessoas que querem abandonar o sedentarismo apostando na capoeira. Pessoas com sequelas em regiões importantes do corpo, como coluna, lombar e joelho não podem participar das aulas de capoeira. Porém, a modalidade pode atuar como auxílio no processo de recuperação, em determinados casos.