Conheça cinco exercícios que valem por dois

Modalidades como capoeira e tai chi chuan trabalham corpo e mente juntos

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 12/12/2016

Não é de hoje que os exercícios são reconhecidos pela sensação de bem-estar que promovem a quem os pratica. Tal resultado vem de uma série de hormônios liberados quando você sua a camisa. O destaque da ação relaxante fica por conta da endorfina, substância que ajuda a aliviar o estresse. Algumas modalidades, porém, são populares justamente pela dupla funcionalidade: não só colocam a silhueta no lugar, como também proporcionam uma notável sensação de relaxamento e bem-estar.Para deixar você a par de todos os benefícios oferecidos pelos exercícios dois em um, o Minha Vida recorreu aos profissionais da academia Bio Ritmo, Gustavo Borges e TSKF Academia de Artes Marciais. A seguir, eles detalham como as modalidades que ensinam, combatem o acúmulo de tensões do dia-a-dia.

Tai Chi Chuan

Além do fortalecimento dos músculos, as sequências de exercícios feitas pelos praticantes de Tai Chi Chuan melhoram a flexibilidade, a agilidade e a respiração. Mais do que isso, a arte marcial é recomendada para afastar o estresse.

Segundo Francisco Tupy, professor da TSKF Academia de Artes Marciais, a prática de Tai Chi Chuan é uma ótima forma de encontrar calma interior. Isso porque os exercícios estimulam a circulação sanguínea, tornando a mente mais lúcida e menos dispersa. A base da medicina chinesa está diretamente ligada à energia interior, chamada de chi. Os movimentos do Tai Chi Chuan harmonizam e equilibram o fluído do chi, aumentando o poder interior, explica.

Francisco diz ainda que a prática de duas a três vezes por semana garante uma boa forma física, além de afastar de vez o estresse do dia-a-dia. As aulas independem do condicionamento físico do praticante. Isso porque, conforme o professor esclarece, as movimentações são dadas do modo mais individual possível. Cada aluno recebe tratamento individual e diferenciado, de acordo com os objetivos de treino.