PUBLICIDADE

Hidroginástica melhora resistência e ajuda na autoestima

Atividade é uma das poucas que oferece risco zero, com eficácia comprovada

A cada dia novas práticas surgem nas academias de todo país. São modalidades diferentes, combinadas, ritmadas. O objetivo é despertar o interesse de entrar em movimento. Mas dentre elas, poucas oferecem risco zero e bem-estar como a hidroginástica. Não é a toa que a atividade está entre as mais recomendadas para a terceira idade, um grupo que não pode se dar ao luxo de sofrer um lesão ou se desiludir com a malhação. O exercício desbanca modismos e ganha espaço nas mais variadas faixas etárias por ser uma prática prazerosa e com eficácia comprovada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O professor Jean Carlo, da Reebok Club, comenta que é cada vez maior a procura pela modalidade. "Em geral é uma atividade procurada por mulheres entre 20 e 60 anos".

Hidroginástica melhora condicionamento aeróbico e ajuda na autoestima - Foto: Getty Images
Hidroginástica melhora condicionamento aeróbico e ajuda na autoestima

Segundo ele, a hidroginástica é, sem dúvida, uma prática segura e seus benefícios estão à disposição de todos independente de gênero ou faixa etária. "Não há contra-indicações e por conta de reduzir o impacto nas articulações, a hidroginástica é, para muitas pessoas, a atividade de condicionamento mais segura que existe", explica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Algumas pessoas podem se favorecer mais diretamente da resistência natural do meio aquático. "Atletas em recuperação de uma lesão fazem hidroginástica para fortalecer a musculatura protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos a procuram para aumentar a força muscular", afirma o profissional. Além disto, é altamente recomendável para quem apresenta outros tipos de limitação que interfira na coordenação motora, como vertigens ou déficit de equilíbrio físico, por exemplo, assim como quem está com sobrepeso ou apresenta quadros delicados de hipertensão e cuidados relativos ao coração.

Exercícios físicos e a longevidade

Para quem está interessado em emagrecer, a prática embaixo d`água também é uma ótima opção. "Em uma aula de 60 minutos são gastas em média 300 a 400 calorias, dependendo do nível de condicionamento do praticante", aponta o professor. Além disto, a hidroginástica promove a saúde de uma forma geral. Ele garante que a realização regular do exercício traz os seguintes benefícios: melhora do condicionamento aeróbico, ajudando o coração, os pulmões e o sistema circulatório, melhora da força e resistência muscular, melhora da flexibilidade, tornando as articulações capazes de se movimentarem dentro da normalidade, melhora da composição corporal e aumento da massa magra.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Assim como as atividades físicas em geral, também a hidroginástica faz as suas exigências, principalmente para quem deseja eliminar peso. De acordo com Jean Carlo, é necessário o investimento de um tempo mínimo de prática, exigindo persistência para que os resultados possam ser obtidos.

O professor diz que é fundamental que haja uma regularidade principalmente durante o período inicial. Para o especialista, é possível notar um resultado satisfatório depois de dois a três meses, quando praticada com uma frequência de duas vezes por semana.

Mas a importância da prática de uma atividade física vai além dos aspectos físicos. É fundamental que ao escolher uma atividade seja levado em consideração que ela deve proporcionar bem-estar enquanto praticada. Onde, mais uma vez, a hidroginástica aparece em vantagem.

O amparo para a realização dos movimentos oferecido pela água, assim como o constante contato do corpo com o meio, dá a sensação de relaxamento durante e depois aula. Dentro da água, as tensões são mais facilmente aliviadas. "Quem pratica hidroginástica usufrui de uma melhora na autoestima e apresenta mais disposição para realizar as atividades do dia a dia", garante.