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Cãibra é comum nos treinos iniciais, saiba como aliviar o formigamento

Alimentação e exercícios de fortalecimento muscular agem na prevenção do problema

Quem já experimentou uma corridinha, sabe bem como ela incomoda: a cãibra corta o pique e chega a dar raiva quando demora a passar. Causada por uma contração involuntária dos músculos, ela não representa nada grave. Mas pode atrapalhar bastante o seu rendimento se começar a aparecer com muita freqüência.

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É verdade que a carência de alguns minerais (como sódio, magnésio e potássio, perdidos na transpiração) favorece o surgimento do problema. Daí, aliás, a importância de uma boa hidratação com água, sucos e isotônicos. Mas não é só isso.

Sabe-se também que uma musculatura pouco tonificada e mal alongada é mais sujeita às cãibras. Então, antes de treinar, estique todos os principais grupos musculares, avisando seu corpo de que o treino está prestes a começar. Também inclua banana, tomate e uvas passas na sua dieta elas são exemplos de alimentos ricos em potássio.

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cãimbra - foto Getty Images
cãimbra

E, na hora que o formigamento chato aparecer, pare tudo e faça uma massagem suave na região. Se possível, também coloque uma bolsa de água quente no local com a dilatação, os músculos relaxam e a dor desaparece rapidinho.

Para prevenir

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1. Tome muito líquido durante o dia, e não apenas enquanto treina

2. Se o seu treino dura mais de 50 minutos, reponha os sais minerais perdidos na transpiração com bebidas isotônicas

3. Alongue-se sempre antes e depois do treino;

4. Nunca treine pesado dois dias seguidos;

5. Inclua alimentos ricos em potássio na dieta;

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6. Fortaleça seu corpo com séries de exercícios localizados

Resolva rápido

Quando o mal-estar aparecer, apele para estas dicas:

1. Alongue, devagar, as áreas que estiverem com cãibra;

2. Faça uma massagem bem suave no local, estimulando a circulação sangüínea;

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3. Reponha os sais minerais perdidos, tomando algum isotônico

4. Faça uma compressa quente, relaxando os músculos contraídos indevidamente