publicidade

A importância da avaliação física

Por Minha Vida - publicado em 31/01/2006


De repente bate aquela vontade de perder alguns quilinhos e você resolve freqüentar uma academia. E logo depois que você tem essa pretensão, geralmente, corre para fazer a matrícula. Mas uma importante questão deve ser levada em conta antes de você começar a malhar: a avaliação física.É essencial que você procure um especialista que possa avaliar quais são suas verdadeiras condições e necessidades. Essa escolha fica a seu critério, já que algumas academias oferecem essa avaliação (em algumas é até obrigatória) ou você pode também optar por um outro profissional de sua confiança.Há muito tempo, quando se dava início às atividades físicas, a pessoa ia até a academia e o próprio instrutor preparava um treino adequado. Em geral, esses exercícios são muito parecidos, mas é preciso que haja uma individualidade e que algumas questões de saúde sejam investigadas.

Segundo a fisiologista Cláudia Zamberlan, "é através da avaliação física que se pode saber como está o aluno fisicamente. Ou seja, se ele apresenta alguma dor, patologia, se já praticou alguma atividade física e quais são seus objetivos na prática do exercício".Depois desta análise, é preciso também verificar o estado físico do paciente, com alguns procedimentos como: verificar a porcentagem de gordura corporal, analisar a postura do aluno, e, por último, fazer alguns testes físicos. "Nesta fase, avaliamos a flexibilidade e pedimos que o aluno faça uma série de exercícios como agachamento, bicicleta, abdominais e flexão de braço", destaca Cláudia.A fisiologista afirma que "com todos esses dados em mãos, o especialista interpreta e direciona o aluno para as atividades da academia que vá ao encontro dos seus objetivos e que traga segurança".Cláudia alerta ainda que é preciso ficar atento ao profissional que irá realizar a atividade. "Primeiro é preciso checar se esse profissional é graduado ou se ele está apenas fazendo um monte de medida, dizendo que você está gordo, torto, sem fôlego e não sabe interpretar nada disso".Vale ressaltar que se não houver essa avaliação criteriosa antes de dar início aos exercícios, provavelmente a atividade física não trará retorno e a pessoa irá ficar desmotivada a continuar se exercitando.

Avaliação (Fazer minha avaliação gratuita)







Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X