Lave o nariz todos os dias e aproveite estes sete benefícios

Prática previne doenças respiratórias e melhora até dores de cabeça

POR LETÍCIA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 18/06/2013

O hábito traz tantas vantagens à saúde que deveria ser uma regra tão comum quanto escovar os dentes todos os dias. Lavar o nariz com soro fisiológico não só ajuda a limpá-lo de impurezas e secreção como  combate mal-estar e doenças de ouvido ou garganta. O ideal é utilizar o soro comprado pronto na farmácia com a ajuda de um aplicador (parecido com um conta-gotas), mas também é possível fazer uma mistura caseira em casos de emergência: um litro de água que tenha sido fervida com, aproximadamente, uma colher de chá de sal.

Descubra sete benefícios que essa prática traz à sua saúde, apontados pelos otorrinolaringologistas José Antonio Pinto, do Hospital São Camilo, e Rodolfo Scalia, da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). 

Mais conforto em dias de tempo seco

Quando o ar está seco, as narinas ficam muito ressecadas - ainda mais em ambientes poluídos ou com ar-condicionado. Lavar o nariz ajuda a hidratá-lo e evitar esse ressecamento desagradável de todo o trato respiratório. "A anatomia nasal apresenta um fluxo laminar, onde o ar circula pelos seios da face e é aquecido e umidificado antes de sua chegada aos pulmões", explica o otorrinolaringologista Rodolfo Scalia.  

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não