Oito dicas para evitar infecções durante a catapora

Doença forma pústulas e a coceira excessiva pode causar infecções

POR CAROLINA SERPEJANTE - PUBLICADO EM 25/10/2011

Conhecida pela formação dos "pontinhos vermelhos" espalhados pelo corpo, a catapora é uma doença comum da infância, sendo benigna na maioria dos casos. Ela se caracteriza pela formação de pústulas ou vesículas na pele, que causam a sensação de coceira constante, além de febre.

Ao apresentar os sintomas da doença, a primeira recomendação é procurar um médico, que pode receitar algum medicamento antialérgico ou loção que irá aliviar a coceira. Há também alguns cuidados que podem ser tomados dentro de casa para que a doença vá embora o mais rápido possível sem nenhuma complicação: 

Mantenha as unhas cortadas e limpas

Unhas compridas alojam bactérias que podem infectar as feridas, que já estão povoadas pelo vírus da varicela (catapora). "Isso pode gerar uma infecção bacteriana sobreposta que se espalha para outras feridas, podendo comprometer tecidos mais profundos da pele e causar infecções graves", explica o pediatra Luís Fernando Carneiro, do Hospital Santa Cruz. Além disso, mantendo as unhas curtas você evita criar feridas mais graves por conta da coceira. 

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não