Pare de desconfiar do seu médico após a consulta

Pesquisa mapeia as principais situações em que a conduta clínica desagrada os pacientes

POR LAURA TAVARES - PUBLICADO EM 18/10/2012

Qual o principal indicador de que sua consulta médica foi boa: a duração? A disponibilidade do profissional? Para muitas pessoas, a consulta médica só pode ser considerada um sucesso quando o médico solicita diversos exames e prescreve medicamentos. "Do contrário, muitos pacientes já saem da clínica com o telefone nas mãos para agendar outra consulta ou até tomam medicamentos por conta própria", afirma o clínico-geral Alfredo Salim Helito, do Hospital Sírio-Libanês. Excluindo-se casos em que o especialista não é, de fato, qualificado, o resultado disso é o aumento dos custos com a saúde e perda de tempo.

A partir deste cenário, o National Physicians Alliance, nos Estados Unidos, conduziu um estudo com o objetivo de identificar procedimentos clínicos dispensáveis, tornando essas informações públicas para médicos e pacientes. As recomendações listadas foram testadas por 255 médicos e os resultados, publicados no Archives of Internal Medicine.

No Dia do Médico, especialistas brasileiros comentam os principais tópicos analisados pelos pesquisadores e explicam o que está por trás das conclusões. Use a lista na sua próxima consulta e evite desconfianças fora de hora.

Recomendação 7: Controlar pedidos de exame de urina em adultos saudáveis sem sintomas

Segundo o clínico-médico André, um dos problemas que tem apresentado cada vez mais resistência aos tratamentos disponíveis é a infecção urinária. "Isso porque, muitas vezes, exames de urina de adultos saudáveis e sem sintomas acusam a presença de uma bactéria típica da flora intestinal e conhecida por gerar infecções", explica. Isso não indica, necessariamente, um problema. É comum a bactéria estar presente na urina sem, com isso, estar agredindo nosso organismo. Mesmo assim, muitos profissionais acabam receitando antibióticos, fazendo com que haja seleção de bactérias mais fortes.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.