publicidade

O que fazer na perda de um dente

Acidentes não podem ser previstos, mas o sorriso pode ter solução

Por Especialista - publicado em 09/10/2009


Infelizmente acidentes acontecem em nossas vidas rotineiramente. Exemplos como queda de escada, bicicleta, mergulho em piscinas rasas podem envolver muitas vezes estruturas dentárias. Em situações como essa, muitas pessoas se desesperam ao constatar a perda de um elemento inteiro (avulsão), tomam atitudes erradas e acabam por sua vez perdendo a oportunidade de salvá-lo.

O único tratamento conservador para esse tipo de trauma chama-se reimplante dentário que nada mais é do que a recolocação do próprio dente no alvéolo. Além de muito simples, se for realizado de maneira adequada obtêm sucesso em 90% dos casos.

Porém o que vemos na prática é outra realidade. Dois motivos são preponderantes: o principal é o erro no cuidado inicial do dente, pelo próprio acidentado, seguido pela falta de conhecimento técnico do profissional tanto para a recolocação dentária quanto na manutenção do caso que pode durar de um a dois anos. Ocorrendo o insucesso deve ser realizado prótese ou implante dentários.

A única forma preventiva é o uso de moldeiras como as de boxeadores que são muito usadas por profissionais de esportes radicais e de contato físico, mas como normalmente essa situação ocorre no dia-a-dia, a prevenção é inviável. A perda de um dente fatalmente acarretará alterações físicas e emocionais devido a quebra da harmonia do sorriso. Por isso é muito importante que você frequente um dentista regularmente e que tenha uma relação de confiança com o profissional para que, em casos como esse, você tenha a quem recorrer imediatamente, o que é o diferencial para o sucesso desse tratamento. Além disso, estará sempre em dia com a sua saúde bucal.

Dica dos Drs. Gêmeos:

1) Permaneça calmo.
2) Localize o dente.
3) Segure o dente pela coroa e nunca pela raiz.
4) Não faça a limpeza do dente, nem escovando ou usando qualquer agente de limpeza.
5) Se não houver qualquer fratura, tente recolocar o dente no lugar 6) Se não for possível, como alternativa: a. Manter o dente úmido num copo com soro fisiológico ou com leite. b. Se não for possível o dente deve ser colocado na boca junto à bochecha ou embaixo da língua.
6) Procure o dentista imediatamente, de preferência em até 30 minutos. 



Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

 Drs. Gêmeos .

Escrito por:

Drs. Gêmeos .

Dentista

Ajudou 43 pessoas


Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X