publicidade

Canetas de insulina são opção para o paciente com diabetes

Forma de aplicação é diferente e não necessita de muitos cuidados no transporte

Por Especialista - publicado em 09/10/2013


A forma convencional de aplicação de insulina com agulha e seringa muitas vezes se torna complicada para muitos pacientes com diabetes, pela dificuldade de transporte da insulina e também pela preparação necessária. As canetas de insulina surgem então como uma opção mais prática para a aplicação. Também facilitam o processo de transporte, pois podem ser conservadas fora da geladeira por um período de 30 dias, em média. As canetas podem ser descartáveis ou reutilizáveis, sendo que essas últimas precisarão ser recarregadas com o cartucho de insulina, que é vendido em separado. Para facilitar a explicação, vamos dividir a caneta em três partes:

Ponta

A ponta da caneta é o local que o paciente deverá encaixar a agulha descartável, que também é adquirida à parte. Existem vários tamanhos de agulhas, que serão recomendadas pelo médico ou enfermeiro para melhor conforto na aplicação.

Compartimento central

Também facilitam o processo de transporte, pois podem ser conservadas fora da geladeira por um período de 30 dias

É no compartimento central que o cartucho de insulina é inserido. Nas descartáveis o paciente não precisará se preocupar com este compartimento. Nos modelos reutilizáveis, cada vez que o cartucho chegar ao final, deverá ser trocado. Geralmente cada cartucho tem 3 ml de insulina, o que equivale a 300 unidades - mas existem alguns cartuchos que contem 150 unidades também. A insulina do cartucho é a mesma oferecida nos frascos, mas, como existem diferentes tipos de insulinas e análogos de insulina, é importante conferir com seu médico se o tipo indicado é vendido em frascos para canetas recarregáveis ou em canetas descartáveis. Cada fabricante de insulina tem uma caneta específica.

Compartimento posterior

Neste compartimento é feito o controle de dosagem. Consiste de um mecanismo de rotação com a numeração das unidades de insulina e um visor marcador da dosagem. A gradação das unidades pode ser de meia em meia unidade, uma em uma ou duas em duas. Ao girar este "botão" a dose vai aparecendo de forma consecutiva no visor. Em muitas canetas, ao girarmos este mecanismo, é ouvido um clique toda vez que aumentados ou diminuímos as unidades de insulina, o que auxilia os pacientes com deficiência visual. Também naqueles com dificuldade motora a caneta facilita a aplicação por permitir o controle correto da dose e também por permitir que a dose seja ajustada de forma mais precisa.

Aprenda a utilizar

A aplicação da insulina utilizando a caneta é semelhante à aplicação com seringa. Um ponto importante é que o uso de canetas não permite combinar dois tipos de insulina na aplicação. Por exemplo, se uma pessoa deve aplicar cinco unidades de insulina regular e 10 unidades de insulina NPH antes do café, quando ela faz o uso de seringa pode fazer uma única aplicação ao aspirar na seringa as insulinas regular e a nph juntas. Com a caneta, não há possibilidade desta combinação e a pessoa deverá aplicar as insulinas separadamente.

A duração das canetas, depois de abertas, é de 30 dias tanto fora como dentro da geladeira. Já os refis e as canetas descartáveis quando fechados devem ser mantidos na geladeira. Veja alguns exemplos de canetas e as insulinas que podem ser utilizadas em cada uma delas:

FabricanteCanetaInsulinas
Lilly Caneta reutilizável: Humapen e LuxuraHumulin N (NPH); Humulin R (Regular); Humulin 70/30 (NPH/Regular); Humalog (Lispro); Humalog Mix 25 (Lispro bifásica); e Humalog Mix 50 (Lispro bifásica).
LillyCaneta descartável: KwikpenHumalog (Lispro); Humalog Mix 25 (Lispro); e Humalog Mix 50 (Lispro).
Novo NordiskReutilizável: Novopen (1/1) e Novopen Demi (0,5/0,5) Novolin N (NPH); Novolin R (Regular); Novomix 30 (Asparte bifásica); Levemir (Detemir); e Novorapid (Asparte).
Novo Nordisk Descartável: Flexpen Levemir (insulina Detemir); Novomix 30 (insulina Asparte bifásica); e Novorapid (insulina Aspart).
Sanofi-Aventis Descartável: SolostarLantus (Glargina) e Apidra (Glulisina).
Sanofi-AventisReutilizável: ClickstarLantus (Glargina) e Apidra (Glulisina)

                                                                                                     



Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X