Aparelho ortodôntico fixo: como fazer a higiene dos dentes?

Escova dental especial, instrumento que facilita o uso do fio dental e enxaguante são importantes para a limpeza bucal

POR NATHALIE AYRES - PUBLICADO EM 16/08/2016

Pessoa sorrindo e mostrando o aparelho ortodôntico fixo -
Aparelho ortodôntico fixo pede mais cuidado na hora da higienização

Quem usa aparelho ortodôntico fixo sabe como a higienização dos dentes é difícil. "Com os braquetes, elásticos e fio, são muitos materiais grudados aos dentes que impedem a chegada da escova e também possibilitam a retenção de comida", resume a ortodontista Flávia Cury (SP-CD-112370).

PUBLICIDADE

No entanto, não escovar os dentes corretamente traz uma série de problemas, principalmente quando se usa aparelho ortodôntico, devido à formação do biofilme dental, também chamado popularmente de "O biofilme deixa os dentes e gengivas muito susceptíveis ao aparecimento de lesões de cáries e doença periodontal, que são os maiores causadores de perdas dentais, além de causar também o mau hálito", descreve a ortodontista Fabíola Lanfredi (SP-CD-84547).

Além disso, a odontologista Sandra Naccarato (SP-CD-70023), especialista em ortodontia da Clínica Sinthesi, explica que podem aparecer manchas nos dentes após a retirada do aparelho: "Esse processo gera uma desmineralização nos dentes, ocasionando uma mancha branca em volta do braquetes".

Por isso, existe uma forma certa de higienizar os dentes quando se usa aparelho! Quer saber como? Veja as dicas dos especialistas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Escovação de quem usa aparelho

Na hora de escovar os dentes, o movimento indicado é o mesmo de quem não usa aparelho ortodôntico fixo. "A escova deve ser posicionada em um ângulo de 45 graus com a face do dente e o movimento deve ser feito no sentido da gengiva para os dentes, ajudando assim a remover a placa bacteriana e manter a gengiva saudável", explica Fabíola.

A escova de dentes precisa ser especial para essa higienização, normalmente com a cabeça menor ou com as cerdas em V, mais curtas no centro, para alcançar os braquetes e a superfície dos dentes.

"Existem também as escovas especiais para chegarem a regiões mais difíceis, como a bitufo e a interdental. Normalmente, elas têm formado cônico ou cilíndrico e a escolha depende da adaptação do paciente", diferencia Flávia.

Como usar o fio dental

Passar o fio dental também se torna uma tarefa difícil, devido à presença do fio interligando os braquetes do aparelho ortodôntico. Mas ele não deve deixar de ser passado, já que seu uso é fundamental para evitar a gengivite, problema muito comum em quem usa aparelho fixo.

Para isso, existe um instrumento chamado passa-fio. "É uma espécie de agulha que se prende ao fio dental e facilita sua passagem pelos dentes, assim é possível alcançar no meio dos dentes", descreve Sandra.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Enxaguantes bucais ajudam?

Os enxaguantes bucais podem ser uma alternativa para ajudar na higienização de quem usa aparelho ortodôntico fixo. " Para quem tem dificuldade de escovação, o uso de enxaguantes com flúor podem minimizar o aparecimento de manchas brancas e cáries", comenta Sandra.

No entanto, é importante lembrar que eles não substituem a escovação e o uso do fio dental. "O mais importante é a remoção mecânica da placa bacteriana para evitar problemas dentais futuros", frisa Fabíola.

Acompanhamento com o dentista

Além disso, é importante o acompanhamento periódico com o dentista, que além de observar a evolução da correção dos dentes com o aparelho ortodôntico fixo, também poderá avaliar como está a limpeza dental do paciente.

"Alguns dentistas costumam fazer um jato de bicarbonato entre as sessões para apertar o aparelho, para garantir uma limpeza mais bem feita dos dentes", considera Flávia.

Alimentos

Quem usa aparelho ortodôntico fixo deve fazer a escovação sempre depois de comer. Mas vale lembrar que existem alimentos que grudam mais facilmente aos dentes e aos braquetes do aparelho. "Os alimentos açucarados e pegajosos são bons exemplos", considera Flávia Cury.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Alimentos fibrosos ou pequenos, como manga, milho e brócolis, também podem acabar aderindo às estruturas do aparelho fixo, mas não são totalmente contraindicados por serem itens saudáveis do cardápio. Mas, claro, é fundamental higienizar e retirar esses restos de comida após as refeições.