PUBLICIDADE

8 usos para a vaselina que você não conhecia

Da cabeça aos pés, a vaselina pode ser uma grande aliada no seu dia a dia

Conhecida também como parafina líquida, a vaselina é um derivado do petróleo. "Ela forma uma camada sobre a pele, como se fosse um selante, que impede que a mesma perca sua hidratação natural", conta a dermatologista Melissa Chaves. Presente na formulação de muitos cosméticos, a vaselina é uma substância que pode ser usada em vários truques de beleza, que especialistas ensinam logo abaixo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Manter a hidratação dos lábios

"Por conta da sua ação em evitar a perda de água, a vaselina ajuda a manter a hidratação desta região. Por isso, esse é um ingrediente importante na maioria dos cremes hidratantes labiais", destaca a dermatologista Gabriella Albuquerque, da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro.

2. Reparar pés, mãos, cotovelos e joelhos

A vaselina apresenta um poder de reparação da pele áspera e com rachaduras. "Quando a pele do calcanhar, por exemplo, estiver muito seca, podemos preparar um esfoliante caseiro com um pouco de vaselina e açúcar. Massagear os calcanhares em movimentos circulares e depois remover com água morna", conta a dermatologista Beatriz P. Fabi, da Clínica Genics.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. Proteger a pele ao tingir os cabelos

Sabe aquelas manchas que ficam na pele depois de tingir o cabelo? Vá de vaselina para acabar com esse problema. "Antes de começar a tintura, aplique a vaselina em toda a volta da linha do cabelo (orelhas, nuca, testa), impedindo assim, que a tinta deixe a pele manchada", destaca Beatriz.

4. Para proteger as mãos antes de lavar louça

"Se usada nas mãos antes de lavar a louça ou usar produtos de limpeza, a vaselina protege a pele, por criar uma camada de isolamento", afirma Melissa. Essa é uma ótima opção para quem não se adapta com o uso de luvas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

5. Prolongar o efeito do hidratante

Você sente que a hidratação não dura na pele por muito tempo? A vaselina pode ser uma boa opção. "Por formar uma camada, a vaselina pode ser aplicada logo após o uso do hidratante, para selar a hidratação de forma mais eficiente", conta Melissa.

6. Proteger os pés de sapatos que machucam

Muitas pessoas utilizam a vaselina em áreas de atrito do corpo, como pés que ficam machucados com alguns sapatos. "Ela pode ser usada para essa finalidade, pois é uma substância relativamente segura, ou seja, que não provoca alergias ou irritações e seu poder lubrificante diminui o atrito da pele, podendo prevenir lesões. No entanto, não deve ser usada em ferimentos abertos ou em cicatrização", diz Melissa.

7. Proteger a pele do atrito durante exercícios

"Por ser espessa e insolúvel em água, ela pode ser usada em regiões do corpo submetidas a atrito prolongado, tal como atividades esportivas. Por exemplo, na face interna das coxas, ou no local que o braço esbarra no tronco, durante uma corrida. Deve-se aplicar uma camada generosa de vaselina nessas regiões antes da atividade, impedindo assim a formação de 'assaduras'", dá a dica Beatriz.

8. Para fixar o perfume por mais tempo

Para ficar com o cheirinho do perfume o dia todo, nada como uma pele bem hidratada. É aí que entra a vaselina. "O perfume dura mais em uma pele mais hidratada e, nesse sentido, use a vaselina nos pontos onde será aplicado o perfume", conta Melissa.

Usar vaselina é seguro?

"Este é um produto seguro no sentido de ser inerte, ou seja, não costuma provocar reações alérgicas ou adversas. No entanto, não aconselho seu uso prolongado em áreas como mucosa genital, nos mamilos de lactantes (mulheres que amamentam) e nos lábios de bebês e crianças pequenas, pois não é saudável ingerir essa substância", finaliza Melissa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)