Tumores do mediastino

Visão Geral

O que é Tumores do mediastino?

Mediastino é o espaço existente entre os dois pulmões que comporta estruturas como a traqueia, o coração, o esôfago, o timo e parte dos sistemas nervoso e linfático. Ele é dividido em três partes principais: mediastino anterior, mediastino posterior e mediastino médio. Qualquer crescimento celular anormal em uma dessas três regiões é considerado um tumor do mediastino.

Mediastino - Foro Getty Images
Mediastino é o espaço existente entre os pulmões (destacados em vermelho)

Sinônimos

Tumores mediastinais

Causas

Existem mais de 30 doenças que podem ser consideradas tumores do mediastino e, por isso, as causas variam. Um tumor no timo é considerado um tumor do mediastino, por exemplo. Entretanto, tumores nessa região também podem ser resultado de uma metástase decorrente de um câncer em outra parte do corpo, como as mamas, por exemplo. Neste caso, o paciente é diagnosticado com um tumor no mediastino decorrente de uma metástase de um câncer de mama.

Exames

Os principais exames que detectam alterações celulares na região mediastinal são:

  • Tomografia computadorizada do tórax com contraste
  • Radiografia do tórax com contraste
  • Ressonância magnética de tórax com contraste
  • PET scan (tomografia que aponta contrastes em áreas afetadas por tumores)

Com eles, o diagnóstico da região afetada pelo tumor e suas consequências é 99% preciso. O médico também poderá solicitar uma biópsia.

Sintomas

Sintomas de Tumores do mediastino

Em geral, os tumores do mediastino só apresentam sintomas quando o quadro já está evoluído. Os sintomas mais comuns de tumores nessa região são:

  • Dificuldade de engolir
  • Dificuldade de respirar
  • Fadiga
  • Perda de peso
  • Tosse

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Tumores do mediastino

Assim como os sintomas, o tratamento também varia de acordo com a região afetada e pelo tipo de tumor. Em caso de metástase, o mais recomendado é a quimioterapia e a radioterapia. Se for diagnosticado um tumor no timo, o paciente poderá ser submetido a uma cirurgia para extração do órgão. Também é possível combinações entre os tratamentos.

Convivendo (prognóstico)

Complicações possíveis

O não tratamento pode levar à piora dos sintomas e até à morte.

Prevenção

Prevenção

Não existem exames preventivos para identificar tumores na região mediastinal, pois os exames feitos para identificar alterações celulares nessa região não costumam fazer parte da bateria de exames rotineira da população. Assim, recomenda-se que a qualquer desconforto na região do tórax um profissional seja consultado.

Fontes e referências

  • Cirurgião torácico José Ribas Milanez de Campos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT)
  • Cirurgião torácico Cláudio Amaro Gomes, professor de cirurgia torácica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e chefe do serviço de cirurgia torácica do Hospital das Clínicas de Pernambuco
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não