publicidade

Previna o câncer de próstata

Tumor é o segundo tipo mais comum em homens após a meia-idade

Apagar a luz

POR DANILO SALA - atualizado em 14/11/2012

Previna o câncer de próstata

O termo assusta, mas o câncer de próstata é um dos tumores mais comuns em homens após a meia idade. O problema é que quando ele começa a apresentar sintomas, pode estar em um estágio avançado. Por isso, a melhor forma de lidar com ele é evitá-lo com alguns cuidados especiais.

Diagnóstico precoce
Quanto mais cedo um câncer for detectado, melhor. Isso acontece porque o tumor maligno tende a aumentar de tamanho, se espalhando por outros tecidos. No caso da próstata, pode atingir órgãos próximos como bexiga, vesículas seminais, reto e se espalhar pelo organismo, danificando outros órgãos. Em estágio inicial, é mais fácil conter a propagação e eliminar o foco cancerígeno. Por isso, não se deve esperar que os sintomas apareçam para procurar um urologista.

Sintomas
Dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser sinais de um câncer de próstata. No entanto, a maioria deles não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

Prevenção
Prevenir o aparecimento do tumor é uma segura forma de evitar complicações futuras.
Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção do câncer de próstata. Além disso, alguns médicos recomendam a realização do exame de toque retal a todos os homens acima de 45 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 40 anos.
O câncer pode ainda ser detectado através da dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame sanguíneo, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.

Saiba mais sobre este tema em Tudo sobre câncer de próstata

ver texto completo


Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pergunte ao Especialista sobre
câncer

Sua dúvida respondida por Especialistas Minha Vida perguntar
 

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X