1 pessoa perguntou:

Na dieta da sopa, quais são os melhores ingredientes para usar na sopa para emagrecer?

  • Respondido em 16/02/2018
    Clarissa Fujiwara Nutrição - CRN 32841/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Não há um padrão estabelecido para a composição das sopas na chamada "Dieta da Sopa”, contudo, figuram dentre os ingredientes para o seu preparo variedade de vegetais, como: vegetal folhoso, sejam folhas como acelga, repolho e folhas verdeescuras, a exemplo da couve, espinafre, escarola, além de legumes e verduras como a abobrinha, berinjela, cebola, cenoura, couve-flor, brócolis, couve-de-Bruxelas, nabo, alhoporó, abóbora, tomate.

    Caldos, preferencialmente caseiros, agregam mais sabor à preparação e temperos como ervas frescas (ex. salsinha, cebolinha), além de alimentos com ação termogênica, ou seja, elevando discretamente o metabolismo, como pimentas, gengibre e o curry, podem ser utilizados.

    Dentre as opções para acrescentar proteínas à sopa, que irão proporcionar maior sensação de saciedade e são importantes para a manutenção da massa muscular - estão cortes de carne magros, como o peito de frango desfiado e carnes vermelhas como, por exemplo, o músculo bovino.

    O cozimento com quantidade mínima, em virtude de elevada densidade energética - de óleos vegetais e azeite de oliva também pode ser feito para incorporar gorduras insaturadas na composição nutricional da sopa. 

    A depender da restrição energética, podem ser inclusos, controlando-se o tamanho das porções, tubérculos, a exemplo das batatas – especialmente a batata-doce (com menor índice glicêmico que a batata inglesa), inhame, cará, mandioquinha, mandioca, assim como cereais (como o arroz integral, aveia, milho, quinoa, amaranto) e leguminosas – dentre as quais figuram o grão-de bico, lentilha, vagem, ervilha, soja e feijões.

    Ao analisar a composição de uma sopa, deve-se pensar de forma a enxergar os mesmos ingredientes que compõem a sopa, porém separados e servidos num prato com convencionalmente a maioria das pessoas come as refeições principais, um prato equilibrado teria maior proporção de verduras e legumes, uma parte aos alimentos mais ricos e proteínas e outro fonte de carboidratos complexos. Enfatiza-se que ingredientes que compõem a sopa podem ser substituídos, atentando-se que devem ser trocados por aqueles que pertencem ao mesmo “grupo” alimentar – por exemplo, um tubérculo por outro tubérculo (ex. batata doce por mandioquinha).

    PUBLICIDADE