Dormir maquiada pode gerar cravos e espinhas no rosto

Cosméticos tapam os poros e impedem que as células respirem livremente

Não adianta todo um cuidado para preparar a pele, caprichar na maquiagem, ficar impecável e, antes de ir para cama, não tirar o make. Os cosméticos entopem os poros do rosto (causando cravos e espinhas) e não permitem que as células da pele respirem corretamente. "Em médio prazo, a pele perderá a viscosidade, se tornará mais oleosa e o envelhecimento será acelerado", ressalta o dermatologista Cesar Cuono.

Um pele bonita e saudável não depende só de um empurrãozinho da genética e uma boa alimentação, portanto é imprescindível que os cuidados com limpeza e hidratação sejam feitos.

Dormir com maquiagem estraga a pele - Foto: Getty Images
Dormir com maquiagem estraga a pele - Foto: Getty Images

"Deve fazer parte da finalização do seu dia, tomar um banho e deixar a pele bem limpa, do rosto e do corpo", alerta a dermatologista Meire Brasil Parada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pele limpa

Dificilmente você vai conseguir tirar os cosméticos só com água e sabão. Por isso, a higienização deve ser feita com aplicação de um demaquilante, duas vezes de preferência, seguida de lavagem com o sabonete mais indicado para o seu tipo de pele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Para certificar que a maquiagem foi retirada completamente, pegue um algodão umedecido com água e passe no rosto. Caso ainda haja resquícios do make, repita a lavagem. Para finalizar, aplique a loção tônica e, em seguida, o hidratante", ensina Cuono.

Há opções de demaquilante específico para área dos olhos, mais suave e com maior potencial de óleo, o que facilita a retirada da máscara para cílios à prova d' água, por exemplo. Os olhos, por sinal, são uma das áreas mais suscetíveis a infecções e reações alérgicas por conta da maquiagem. Então, nada de deixar a máscara ou o delineador para o dia seguinte.

Se mesmo depois disso tudo você não se convenceu, ou, simplesmente, sua preguiça é maior do que sua consciência, o dermatologista sugere, pelo menos, passar o demaquilante até perceber que a pintura foi totalmente removida. Você nem precisa ir até a pia do banheiro para enxaguar o rosto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)