PUBLICIDADE

Novidades para rejuvenescer são apresentadas em congresso

As técnicas para a face vão desde cicatrizes curtas a enxertos faciais

Entre os dias 2 e 4 de dezembro, estive no congresso The Cutting Edge Facial Rejuvenation 2010, em Nova York. O evento foi organizado pelos doutores Sherrell Aston e Daniel Baker, com enfoque em cirurgias e procedimentos para rejuvenescimento facial. Ao mesmo tempo, ocorreu um simpósio sobre cirurgias minimamente invasivas, para contorno corporal e avanços em cirurgias estéticas da mama. Estes serão temas para um próximo artigo. Aqui, vou falar sobre novidades discutidas no congresso em relação à face.

Algumas técnicas mais atuais foram apresentadas com base no conhecimento do processo fisiológico das alterações que ocorrem na face, em decorrência do envelhecimento. Esse processo passa pela atrofia da pele, da região subcutânea, da musculatura e do osso, levando à queda dos tecidos, a um aspecto embrutecido, rude e severo. O objetivo das modernas cirurgias de rejuvenescimento facial não é, necessariamente, esticar a pele, e sim proporcionar uma face mais jovem, suave, sofisticada e - por que não? - sensual. Daí o conceito mais moderno de rejuvenescimento volumétrico da face, deixando-a mais elegante.

O uso desses enxertos, associado ao transplante de células germinativas, é uma grande promessa no rejuvenescimento facial

Entre as técnicas mais modernas, temos o princípio das cicatrizes curtas (ou "short scars") e o MACS Lift ("suspensão craniana de acesso mínimo"), com indicações precisas para determinados pacientes. Outra técnica muito difundida é a lipoenxertia facial, associada ao lifting, que proporciona uma restauração do volume facial. É preciso ter muito cuidado, porém, com o uso exagerado dessa técnica, que pode gerar uma face ?gorda?, não definida - o que define o rosto são a pele e a estrutura óssea e, portanto, o exagero na colocação de enxertos de gordura pode descaracterizá-lo. Por fim, o uso desses enxertos, associado ao transplante de células germinativas, é uma grande promessa no rejuvenescimento facial, tanto em relação à parte volumétrica quanto à qualidade da pele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Estruturas faciais

Dentro das cirurgias de rejuvenescimento facial, as estruturas faciais definem um rosto de forma importante. Por exemplo: a posição da sobrancelha é fundamental para uma face harmoniosa. Assim, uma sobrancelha muito baixa não é atraente e pode demonstrar melancolia. Já uma sobrancelha bem posicionada e inclinada pode deixar o rosto mais atrativo, com mais dinamismo e harmonia. Então, a posição, o formato e a inclinação são fatores muito importantes para a beleza facial.

Outro fator muito importante é a preocupação com as cirurgias nas pálpebras, superior e inferior. Deve-se optar por cirurgias mais conservadoras na retirada de pele e das bolsas de gordura, seguindo o princípio do "no touch". Dessa forma, mantém-se o tamanho e o formato da fenda palpebral ou, até mesmo, restaura-se uma forma perdida em decorrência do envelhecimento. Lembrando sempre que as proporções consideradas ideais, para homens e mulheres, são o que consideramos as "golden proportions".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O nariz também sofre com o processo de envelhecimento, aumentando de tamanho e caindo. Nesse sentido, é muito comum aplicarmos a rinoplastia, associada à cirurgia de rejuvenescimento facial, para se obter uma face jovem e harmoniosa.

Outro aspecto importante é o rejuvenescimento labial: manter lábios jovens, com mais volume, indica uma face sofisticada, sensual. Isso porque a perda de volume e do contorno labial leva à atrofia do chamado "vermelhão", resultando no aparecimento de rugas perilabiais, que tornam a face menos atrativa. O aumento dos lábios, mantendo-se as devidos proporções entre a parte superior e inferior, bem como na região interior, pode levar a um resultado mais jovial e bonito.

Mais um ponto muito importante diz respeito às cirurgias para correção do pescoço, bem como da queda da pele, da flacidez muscular e da deposição de gordura. O pescoço tem um aspecto fundamental para a face. Podemos dizer até que funciona como uma moldura para o rosto. Assim, um pescoço bem definido gera elegância, "emagrece" a face e a deixa muito mais jovem.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Procedimentos paliativos

Dentre os procedimentos paliativos para o rejuvenescimento da face, podemos citar os lasers, a radiofrequência, o ultra-som, os preenchimentos e a toxina botulínica. Atualmente, o uso dessa toxina pode ser feito tanto na porção superior, como média e inferior do rosto - inclusive no pescoço. Vale dizer que o uso crônico e regular da toxina botulínica pode funcionar como método preventivo do envelhecimento facial.

Por outro lado, a utilização de substâncias de preenchimento pode levar à descaracterização do rosto, assemelhando-se a uma caricatura e dando um aspecto mais grosseiro à face. Os lasers precisam ser muito bem indicados, em razão do risco de despigmentacão da pele, do aparecimento de eritemas (vermelhidões) e cicatrizes. Procedimentos cirúrgicos associados ao laser precisam ser feitos com muito critério e cuidado. Não espere de um procedimento paliativo um resultado cirúrgico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O momento ideal de realizar uma cirurgia de rejuvenescimento facial não deve ser limitado pela idade cronológica: quanto mais precoce a indicação, melhores os resultados e maior a durabilidade deles.

O envelhecimento facial não deve, necessariamente, representar a perda da beleza - a maturidade pode e deve ser bela. No meu entender, o adiamento da cirurgia de face, por conta da adoção de procedimentos paliativos, pode descaracterizar o rosto e prejudicar o resultado final de uma cirurgia de rejuvenescimento facial.

Sempre que pensar em realizar uma cirurgia plástica ou procedimento estético, procure um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)