Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Medicina (Dermatologia) pela Uni...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Rugas?
As rugas são linhas e depressões que se formam na pele com o envelhecimento. As dobras surgem ao longo dos anos pela força da musculatura e dos movimentos gerados pelas expressões faciais.
Quando associadas aos efeitos solares, as dobras podem se tornar definitivas, profundas e, até mesmo, apresentarem alterações na qualidade da pele. Elas aparecem principalmente em áreas mais expostas ao sol, como na testa, no colo, no pescoço, nas mãos e nos braços.
Causas
As rugas aparecem como um processo natural do envelhecimento cronológico nas áreas de maior expressão facial devido ao movimento constante e repetitivo da musculatura do rosto. Porém, alguns fatores externos podem acelerar o aparecimento das marcas.
A exposição solar, por exemplo, causa com o tempo rupturas nas fibras mais profundas da pele, especialmente do colágeno. Além disso, há alterações vasculares que levam à formação de vasos visíveis, principalmente na pessoa com a pele clara.
Tipos
Existem diversas classificações de rugas. A mais popular foi criada por um autor chamado Glogau, que divide não somente as rugas, mas o processo de envelhecimento em uma escala:
- Tipo 1: sem rugas
- Tipo 2: rugas dinâmicas, que se formam com a expressão facial
- Tipo 3: rugas estáticas, que são visíveis mesmo quando o rosto está em repouso
- Tipo 4: quando há rugas em toda face, independente da expressão facial
Rugas na testa
As rugas na testa podem aparecer no sentido horizontal, como resultado da expressão comum feita quando as sobrancelhas são levantadas. Há rugas comuns também entre as sobrancelhas, como um vinco vertical.
Rugas nos olhos
As rugas mais comuns em torno dos olhos são os "pés de galinha", chamados assim pelo seu formato. Elas aparecem no canto externo dos olhos, ficando com o aspecto que temos quando sorrimos e diminuímos as pálpebras.
Rugas no colo
O colo, área entre os seios e o pescoço, também sofre com rugas, muito por causa da exposição ao sol. São comuns em pessoas em idade mais avançada, pois têm maior flacidez.
Rugas no rosto
O rosto como um todo pode ser atingido por rugas. A área na lateral entre o nariz e a boca pode desenvolver um vinco chamado popularmente de "bigode chinês".
Diagnóstico
O diagnóstico das rugas é realizado através da avaliação clínica. Embora ela seja aparentemente óbvia, o especialista capacitado tem uma visão mais ampla sobre as marcas. São considerados fatores, tanto na parte preventiva quanto terapêutica de algum tumor suspeito, a classificação do tipo de pele, o grau de envelhecimento e as doenças associadas.
O profissional irá colocar tudo num outro campo de grande importância: o fotoenvelhecimento global, em que não se vê apenas a superfície, mas também o processo de envelhecimento e o reposicionamento de bolsas de gordura e de sustentação óssea.
Fatores de risco
As rugas são inevitáveis, e o maior fator de risco para seu aparecimento é o envelhecimento. No entanto, alguns hábitos podem fazer com que elas apareçam mais cedo:
Fumar
Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos. Resultado: a pele fica grossa e amarelada por causa da nicotina, sem viço e opaca. O cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, célula responsável por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez.
Exposição à poluição
Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação e a formação de radicais livres que agridem a pele.
A oxidação é um processo natural que acontece no organismo, mas que envelhece as células. O excesso de poluição oxida as células tanto da pele como do organismo todo. Por isso, para evitar essa reação, é importante proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.
Beber pouca água
Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. Entre as células, há um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço.
Há perda do turgor da pele, que demora a voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos.
Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele.
Saiba mais: 12 motivos para consumir mais água durante o dia
Excesso de exposição solar
O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e do câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais claras, que sofrem este processo precocemente.
A radiação solar é um potente oxidante celular, penetra na pele e provoca alterações diretamente no DNA das células e, indiretamente, provoca reações químicas que alteram o DNA e as fibras colágenas e elásticas. Apesar do organismo ter mecanismos de defesa e ação antioxidante, nem sempre isso é o suficiente para evitar essas reações. O resultado é o que chamamos de fotoenvelhecimento.
Aparecem então, manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. O FPS, para o dia a dia, nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo.
Sedentarismo
A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea, melhora o metabolismo do organismo, combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.
Tratamento
As rugas não são classificadas como doença - o seu surgimento faz parte de um processo natural do envelhecimento. A procura de um profissional, no entanto, ocorre quando o paciente sente a necessidade ou o desejo de protelar o surgimento das marcas ou, então, tratar as que já apareceram. Portanto, é uma modalidade de tratamento estético que pode ser realizado de diferentes maneiras:
- Cremes anti-rugas
- Toxina butolínica
- Laser
- Ácido retinoico
- Peeling de diamante
- Peeling de cristal
- Preenchimento facial com ácido hialurônico
- Eletrolifting
- Ginástica facial
Cremes antirrugas
Existem três tipos de cremes contra as rugas: os cosméticos, os dermocosméticos e os medicamentos. Enquanto os cosméticos apenas hidratam a pele, sem alterar a sua estrutura, os dermocosméticos prometem penetrar mais na pele, sem os efeitos adversos que podem acontecer no uso de medicamentos.Eles são utilizados em pacientes com a pele sensível e têm como principais compostos o retinol, os chamados alfa-hidroxiacidos (glicólico e lático) e as vitaminas C e E.
Toxina butolínica
A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, promove o efeito tensor sob a pele. O uso estético do produto ajuda a suavizar rugas e as linhas de expressão na região da face.
Entre as linhas tratadas, estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.
Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês - linha que se forma entre o nariz e o canto da boca - o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento.
Laser
Esse tratamento, em geral, estimula a produção de colágeno, dando aspecto renovado à pele. O mais indicado é usar lasers fracionados. Eles realizam microperfurações na pele que coagulam o colágeno natural, estimulando o crescimento de um novo colágeno, assim como mais elastina, para amenizar as rugas.
Para ser submetida ao laser, a pele não pode estar bronzeada, sob risco de sofrer marcas e manchas. Pacientes com doenças que pioram com a exposição à luz, como o lúpus eritematoso, também não devem se submeter a nenhum tratamento desse tipo.
Ácido retinoico
O ácido retinoico é uma substância derivada da vitamina A e um dos compostos mais estudados para tratamento tópico do envelhecimento da pele. Por atuar através de ligação a receptores nucleares específicos nas células da pele, ele exerce funções terapêuticas eficazes.
Peeling de diamante
O peeling de diamante é um peeling físico, ou seja, utiliza um equipamento próprio para esse fim para promover uma microesfoliação da pele. Entre os principais objetivos do procedimento estão a remoção das células mortas que ficam na camada mais superficial da pele e a estimulação à produção de colágeno.
Peeling de cristal
O peeling de cristal é uma dermoabrasão, ou seja, uma esfoliação realizada mecanicamente na pele com o objetivo de remover marcas e melhorar o aspecto da pele, tratando cravos, manchas, rugas e estrias corporais.
Preenchimento facial com ácido hialurônico
O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade.
Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.
O ácido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele.
Eletrolifting
O eletrolifting é uma técnica criada por um dermatologista francês que consiste na correção da flacidez do rosto (efeito lifting) através do estímulo elétrico, com corrente galvânica. O tratamento é indicado para o cuidado de estrias, rugas e marcas de expressão, pois estimula a produção de novas fibras que preenchem essas falhas na pele por meio de eletricidade.
Com o aumento da circulação e da nutrição da área, há também um aumento de colágeno e da elasticidade da pele na região aplicada. Ele pode ser feito na face para linhas de expressão, sulco nasolabial, rugas entre sobrancelhas e na região da testa. Também atua no envelhecimento da pele.
Ginástica facial
A ginástica facial visa a tonificar a musculatura da face, que está abaixo das camadas de pele desta região. Ao fazer o exercício adequado, as fibras musculares ficam mais vascularizadas e o sangue leva oxigênio.Isso tonifica o músculo e o deixa encorpado. Com a tonificação muscular e a oxigenação, a pele ficará com aspecto mais jovial.
Prevenção
As rugas não podem ser evitadas, mas é possível adiar seu aparecimento e prevenir o envelhecimento precoce da pele com alguns hábitos:
- Usar de protetor solar com FPS igual ou maior do que 30
- Parar de fumar
- Hidratar a pele diariamente
- Ter uma alimentação balanceada, rica em alimentos de origem vegetais e bem coloridos, e com pouco consumo de gorduras saturadas e açúcares
- Beber bastante água