PUBLICIDADE

Reconheça os cosméticos que funcionam e também evite alergias

Indústria da beleza está cada vez mais sofisticada e quem ganha é você

Até os homens já sabem diferenciar um bom cosmético daquele que, no máximo, apresenta uma embalagem bonita. A familiaridade dos pacientes com termos como colágeno, ácido retinóico e outras palavras que antes mal rompiam as fronteiras dos consultórios médicos acabam obrigando os laboratórios a desenvolver produtos cada vez mais eficazes (se quiserem continuar com espaço garantido nas prateleiras, é claro). Seu nível de exigência cresce e, numa reação imediata, aumenta também a qualidade dos cosmecêuticos que você usa. (faça uma avaliação de beleza e encontre os cuidados certos para sua pele)


Achou estranho o nome? Mas é isso mesmo. O cosmecêutico ou dermocosmético situa-se numa categoria intermediária entre os medicamentos e os cosméticos , explica adermatologista Ana Paula Meski, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Na prática, isso significa que eles apresentam resultados melhores do que os cosméticos, mas não precisam ser submetidos a testes para provar isso (como os órgãos de vigilância exigem dos medicamentos).



Embora essa não seja uma exigência para o cosmecêuticos, os bons laboratórios fazem os testes para ganhar credibilidade junto aos dermatologistas , diz a especialista. Tratar a acne, hidratar a pele e recuperá-la dos efeitos do sol são, atualmente, as três principais áreas trabalhadas por este setor da indústria da beleza. Já existem, inclusive, opções exclusivamente masculinas. Mas o foco, hoje em dia, está voltado às mulheres entre 30 e 50 anos, são elas que dispõem do maior número de alternativas , afirma a médica. (escolha um bom anti-rugas)

A consistência desses produtos intermediários costuma ser diferente também. Normalmente, eles são mais secos ou mais oleosos do que seus pares pertencentes à categoria dos cosméticos. Por isso, é muito importante conhecer o seu tipo de pele antes de aplicar qualquer fórmula sobre ela. (veja os cuidados essenciais è depilação)



Só não se engane. O propósito de um cosmecêutico continua sendo estético, ou seja, eles limpam, protegem e recuperam a pele da mesma forma que um cosmético. Mas, geralmente, as garantias de que isso realmente venha a acontecer são maiores.

O bom dessa história é que, na maioria das vezes, você não paga mais por isso: os preços dos cosméticos e dos cosmecêuticos costumam ser bem parecidos, tomando como parâmetro produtos de marcas no mesmo patamar de qualidade e reconhecimento público.De toda forma, um tratamento mais sério ainda depende de medicamentos, que precisam ser receitados pelo seu médico após uma consulta e avaliação personalizada do seu caso. (você sabe como funciona atoxina botulínica?)

O que quer dizer isso?

Para saber se um cosmético é, de fato, eficiente ou, pior, se causa alguma alergia só há um jeito: usando o dito-cujo. Isso porque cada pele pode reagir de maneira diferente aos componentes de uma fórmula química. Mas, sem dúvida, existem maneiras de prevenir muitos inconvenientes. E uma dela sé prestar atenção nos selos impressos pelos fabricantes, seguindo as regras impostas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Veja a seguir o que significam as principais categorias de classificação:


Dermatologicamente testado
: o produto passou por testes conduzidos por um dermatologista
Oftamologicamente testado: o produto passou por testes conduzidos por um oftalmologista
Clinicamente testado: o produto passou por testes conduzidos por um dermatologista e, eventualmente, por outro especialista
Não comedogênico: o produto passou por testes que avaliam a formação de comedões (cravos).
Não acnogênico: o produto passou por testes que avaliam a formação ou a piora de espinhas (acne).
Produto para pele sensível: o produto foi testado em peles que apresentam sensibilidade específica.
Hipoalergênico: produto com menor potencial de causar reações alérgicas. O termo não é recomendado, pois todo o produto cosmético, em tese, não deve ter potencial sensibilizante.



texto6Ds