3 passos fundamentais para controlar a oleosidade da pele

Usar produtos específicos para a pele oleosa ajuda a prevenir cravos e até espinhas

Poros dilatados, brilho na testa, pontinhos pretos no nariz e espinhas vermelhas pelo rosto. O excesso de oleosidade pode se manifestar de muitas formas diferentes na pele, desde um simples cravo até uma espinha mais dolorida. Por isso, manter a oleosidade sob controle é uma forma de prevenir os problemas e garantir uma pele natural e saudável, sem brilho ou ressecamento.

Reunimos, logo abaixo, três passos fundamentais para cuidar da pele mista ou oleosa, que você pode incorporar à rotina de beleza desde já. Saiba quais são eles e os produtos mais indicados para combater o excesso de sebo - e, consequentemente, os cravos e as espinhas:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Limpeza

Você tem o hábito de lavar o rosto com produtos específicos? Se não, esta é uma boa mudança que pode ajudar no controle da oleosidade. A limpeza é importante para remover impurezas, maquiagem, poluição e excesso de oleosidade que ficam sobre a cútis. O ideal é não exagerar: lavar o rosto muitas vezes ao dia ou com produtos comuns - e mais agressivos - pode eliminar a proteção natural da pele, aumentando a liberação de sebo pelos poros.

Se você tem a pele oleosa, a recomendação é fazer a higienização da pele pelo menos duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite. Uma dica é contar com a nova linha facial de Protex, que possui sabonetes líquidos e em barra para peles normais, mistas e oleosas.

O sabonete líquido anti cravos e espinhas, que tem uma fórmula em gel com textura leve, é indicado para peles normais a oleosas e ajuda a combater imperfeições. Já o sabonete oil control é indicado para fazer uma limpeza profunda na pele, removendo o excesso de oleosidade.

Os produtos contam ainda com a exclusiva tecnologia ReduCNETM, que combate a bactéria C. acnes, causadora de cravos e espinhas. A limpeza adequada da pele, portanto, ajuda a equilibrar a oleosidade da pele, sem deixá-la ressecada ou com aspecto brilhoso, e previne cravos e espinhas. Só tome cuidado com a temperatura do chuveiro: a água muito quente também pode aumentar a oleosidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Esfoliação

A esfoliação é o segundo passo que ajuda a manter a pele sempre saudável, com a oleosidade sob controle. Mas você sabe exatamente o que é uma esfoliação? Trata-se de um mecanismo - físico ou químico - que ajuda a remover a camada mais superficial da pele, onde estão presentes as células de queratina mortas, impurezas, sebo e até micro-organismos que podem causar inflamação e doenças - a exemplo das espinhas.

Para o rosto, é fundamental escolher um esfoliante específico. Isso porque uma esfoliação comum pode ser muito abrasiva para essa parte do corpo, que é mais delicada do que as demais. Usar aquela esponja que fica no banheiro também não é muito indicado, já que o item acumula células mortas da pele e costuma concentrar bactérias, algo muito danoso para a pele do rosto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A boa notícia é que a nova linha facial de Protex possui um esfoliante facial anti cravos e espinhas. O produto limpa e esfolia profundamente a pele, removendo células mortas e protegendo contra a proliferação da bactéria que causa cravos e espinhas, como a C acnes. Pessoas que têm a pele oleosa podem repetir esse processo até duas vezes por semana, para controlar o excesso de sebo sem causar irritação.

3. Hidratação

Por fim, um tópico que ainda gera muitas dúvidas entre pessoas que sofrem com o excesso de oleosidade no rosto no dia a dia. Afinal, é verdade que as peles mista e oleosa também precisam de hidratação? Pois é. Após limpar a pele, é fundamental finalizar a rotina de cuidados com a aplicação de hidratante, para não sofrer com o efeito rebote, quando a pele responde com mais produção de óleo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dizer que a hidratação aumenta a oleosidade da pele não é algo verdadeiro. O segredo, novamente, é optar por um produto específico para a pele do rosto, com ingredientes não-comedogênicos, ou seja, que não obstruem os poros. Além disso, a hidratação da pele oleosa deve ser feita com fórmulas leves, como séruns, géis e fluidos, mais fáceis de aplicar e que não deixam a pele com um aspecto incômodo e pegajoso.

O novo gel hidratante facial de Protex é uma boa opção. Ele pode ser usado diariamente pois não obstrui os poros e proporciona uma hidratação equilibrada para todos os tipos de pele, com leveza e eficácia.

Lidar com a oleosidade nem sempre é fácil, mas cuidar da pele com estes três passos já ajuda bastante, acredite. Não se esqueça também de sempre conversar com o seu dermatologista para entender direitinho qual é o seu tipo de pele e avaliar os melhores tratamentos para você.