PUBLICIDADE

7 fatores que ressecam ainda mais a pele

Apesar de ser uma condição biológica, fatores externos podem agravá-la

A pele, o maior órgão do corpo humano, pode ser classificada em quatro tipos principais: oleosa, mista, seca e sensível. E cada um deles são definidos por terem características específicas. No caso da pele seca, os sinais típicos são a falta de brilho, poros menos visíveis, sensação áspera, descamação, coceira e vermelhidão.

Nem sempre todos esses aspectos estão presentes, pois o nível de hidratação, mesmo entre as peles secas, pode variar. Eles aparecem, em maior ou menor grau, porque a pele seca tem uma falha no manto hidrolipídico, responsável por manter os níveis de água, lipídeos e sebo natural equilibrados.

Além da falha, alguns grupos estão mais sujeitos a desenvolver a condição: mulheres na menopausa perdem mais hidratação, enquanto pessoas com a pele negra possuem a pele mais grossa, portanto, mais difícil de hidratar e suscetível a apresentar ressecamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É preciso lembrar que uma pele ressecada é diferente da seca - esta uma condição permanente -, mas que pode ser amenizada com os cuidados certos. Confira abaixo 7 fatores que pioram a pele seca e como cuidar do modo certo:

Condições climáticas

O vento, as baixas temperaturas e o ar condicionado são inimigos da pele seca, uma vez que deixam a camada protetora da pele mais fraca e mais ressecada devido à baixa umidade do ar.

Um exercício fácil é pensar que, quando a umidade está mais baixa, a respiração fica mais difícil - e o mesmo acontece com a pele, que recebe menos hidratação porque as células sebáceas trabalham menos e a circulação sanguínea fica mais lenta. Sendo assim, é preciso redobrar os cuidados na temporada de frio.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Água muito quente

Mesmo quem tem outros tipos de pele pode sofrer com o ressecamento, e isso se dá por diversos motivos, mas a água quente é um dos principais. Isso porque ela remove o sebo da pele, responsável pela hidratação e proteção da camada mais superficial. A dica é não exagerar na temperatura do banho.

Outro ponto de atenção é a bucha vegetal. Quem tem a pele seca deve eliminar esse item na hora do banho porque ela remove a camada protetora da pele, deixando-a mais frágil e suscetível à descamação.

Tecidos de roupas

As roupas são um ponto de atenção importante para quem tem a pele seca. Alguns tecidos, como os sintéticos, tendem a irritar a pele devido ao atrito constante. O resultado é incômodo, vermelhidão e coceira. Portanto, para amenizar os sintomas, dê preferência a tecidos leves, caso da seda e do algodão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Doenças

A psoríase e a dermatite estão entre as principais doenças que acometem a pele e a deixam com o aspecto ressecado, com descamações. Nestes casos, o dermatologista deve ser procurado para a indicação de um tratamento específico para os problemas.

Tabagismo

As toxinas do cigarro, como a nicotina, são prejudiciais para a saúde como um todo, inclusive para pele. Esta substância resseca e pode ainda provocar rugas, graças à diminuição da oxigenação das células.

Desidratação

Um dos sinais da desidratação do corpo é a falta de brilho e aparência ressecada da pele. Porém, no caso de quem já tem a pele seca, a falta de hidratação do organismo pode piorar o quadro. Por isso, beber em torno de dois litros de água por dia é fundamental.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como cuidar de pele seca?

Todos os tipos de pele devem receber cuidados em relação à hidratação, inclusive as mais oleosas. Porém, quando falamos de pele seca, a atenção deve ser redobrada, já que ela perde água e hidratação com mais facilidade.

Pensando nisso, Bio-Oil lançou o Gel para Pele Seca, desenvolvido com uma fórmula que conta com óleos, vitaminas e manteigas e somente 3% de água. Isso garante que a maior parte do produto seja de ativos que realmente hidratam a sua pele e, diferente da água, não evaporam.

Diferente dos demais produtos do mercado, o gel de Bio-Oil mantém a pele hidratada por mais tempo, devolve o toque aveludado e acalma a pele. Tudo isso porque, além da manteiga de karité, ele conta com ácido hialurônico e vitaminas A, E, F, B3, além de extratos de camomila, lavanda e calêndula.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mesmo nas áreas mais afetadas pelo ressecamento, como cotovelos, calcanhar e joelho, basta aplicar uma pequena quantidade do produto e espalhar. O processo pode ser repetido duas vezes por dia ou quando sentir necessidade.

Aliás, o lançamento pode ser utilizado por quem tem psoríase, já que o gel melhora a condição geral da pele. Para investir em uma hidratação mais eficaz, aplique o produto após o banho, quando a absorção do produto é maior.