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7 nutrientes e vitaminas para o cabelo crescer saudável

Veja como fazer o cabelo crescer mais por meio da alimentação rica em vitaminas e nutrientes

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A velocidade de crescimento dos cabelos pode ser diferente para cada pessoa, visto que cada folículo piloso mantém seu ciclo ao longo da vida. Mas é essencial ficar atento ao tempo que fios demoram para crescer.

"O importante é perceber se há alterações na velocidade de crescimento, diagnosticar e tratar a causa, e não simplesmente tentar interferir na velocidade de crescimento", indica a dermatologista Simone Neri.

Além disso, manter uma alimentação rica em nutrientes pode auxiliar no crescimento saudável dos fios, deixando-os mais fortes e encorpados. Listamos os melhores nutrientes para dar adeus ao crescimento lento e aos fios quebradiços. Confira abaixo.

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Vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, ajuda na síntese de colágeno e ligação cruzada das fibras de queratina.

Segundo a dermatologista, a deficiência de vitamina C na alimentação é a principal causa de escorbuto, que tem como sintoma alterações no cabelo.

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Vitamina D

Embora a vitamina D não tenha um papel diretamente ligado ao crescimento dos fios, ela é uma das principais vitaminas indicadas pelos especialistas quando o assunto é queda de cabelo.

Isso porque falta de vitamina D pode causar queda de cabelo e alguns estudos ainda sugerem a ligação da deficiência de vitamina D como uma das causas de alopecia areata. Dessa forma, a suplementação de vitamina D é ideal para fortalecer o fios e evitar a perda deles.

Dose diária recomendada:

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-Bebês de 0 a 1 ano: 400 a 1000UI/dia; De 1 a 18 anos: 600 a 1000UI/dia; Adultos e gestantes (população geral e de risco): de 600 a 2000UI/dia.

Vitamina E

"A vitamina E tem função antioxidante sobre os cabelos e previne processos inflamatórios nos folículos pilosos", afirma a dermatologista Simone Neri.

Além disso, essa vitamina ajuda a recuperar fios danificados, aumentando a hidratação e favorecendo o crescimento saudável.

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Dose diária: de 10 a 15 mg.

Vitaminas do complexo B

De acordo com a dermatologista, as vitaminas do complexo B são essenciais para os cabelos. A deficiência de vitamina B12, por exemplo, pode acelerar o surgimento de cabelos grisalhos e consequentemente mais frágeis.

Dose diária: 2,4 microgramas.

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Outro exemplo é a vitamina B3, fundamental no suprimento de energia para o metabolismo celular, ajudando a fortalecer e evitar a queda capilar.

Dose diária: 13 mg.

Vitamina A

A vitamina A é ótima para promover a elasticidade dos fios, além de regular a oleosidade. Mas é necessário tomar cuidado, pois o consumo excessivo pode auxiliar na queda de cabelo.

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Dose diária: 10.000 UI

Ferro

"O ferro atua como catalisador nas reações de oxirredução da síntese de DNA por meio da ribonuclease nas células em divisão. E como o folículo piloso é um dos órgãos de mais alta velocidade metabólica no corpo humano, ele necessita muito do ferro para manter uma produção normal dos cabelos", explica a dermatologista Simone Neri.

Dessa forma, a ferritina em nível baixo - não necessariamente uma anemia -, pode acarretar em afinamento dos fios e queda de cabelos.

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Zinco

Outro nutriente extremamente importante para fortalecer o crescimento capilar é o zinco. A deficiência dele no organismo pode auxiliar no surgimento de eflúvio telógeno, que nada mais é do que uma condição de enfraquecimento dos fios.

A dermatologista também afirma que a falta de zinco pode resultar em cabelos finos, brancos e frágeis.

Dose diária: 8 a 10 mg

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Outros nutrientes para o cabelo

Há também outros nutrientes que são essenciais na alimentação de quem procura recuperar fios danificados e quebradiços. A dermatologista listou alguns, como por exemplo:

Suplementos de crescimento capilar

Atualmente no mercado da beleza, já podemos encontrar diversos suplementos que prometem auxiliar o crescimento saudável dos fios. Eles funcionam como uma reposição de vitaminas essenciais para o organismo, que muitas vezes não conseguimos consumir por meio da alimentação diária a quantidade ideal.

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Com isso, eles podem beneficiar os cabelos com o consumo de médio a longo prazo. No entanto, é importante fazer acompanhamento com tricologista e nutricionista para que o melhor tratamento e as melhores dosagens sejam indicadas para seu caso em específico.