Rotina de skincare no inverno: o que fazer pela manhã e à noite

O inverno altera o aspecto da pele, por isso os cuidados devem ser intensificados

Você é daquelas que ama um skincare e cumpre a rotina direitinho ou deixa para cuidar da pele somente quando lembra? Independentemente do seu estilo, nosso conselho é: cuidado com as mudanças que o inverno pode causar na pele.

Quando a estação mais fria do ano chega, temos as famosas alterações climáticas, isto é, as temperaturas diminuem, a umidade relativa do ar cai e o vento frio aparece. Mas com tudo isso, nossos hábitos diários também mudam: há menos ingestão de água porque já não faz tanto calor, a transpiração some, o banho fica mais quente e demorado.

A água quente do banho retira a proteção natural da pele, o manto hidrolipídico, deixando-a mais sensível e seca. Além disso, o tempo frio faz com que as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, trabalhem com menos força, favorecendo a perda de água da pele para o ambiente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ou seja, a combinação de todos esses fatores reflete diretamente na pele do corpo como um todo, sobretudo, a do rosto já que fica mais exposta. O resultado, portanto, são manifestações como coceira, descamação, vermelhidão ou até mesmo problemas mais sérios e que merecem atenção especial do dermatologista, que é o caso das dermatites.

Caso você esteja se perguntando se é possível reverter essa situação, a resposta é sim! Para isso, a máxima é: hidratação. Mas outros cuidados diários também podem ajudar. Confira como cuidar da pele no dia a dia!

Pela manhã, invista em?

Uma limpeza com sabonete líquido: pessoas com pele seca podem pular esta etapa pela manhã, limpando apenas com água fria e partindo para o próximo passo, que é a hidratação. Mas quem tem a pele oleosa ou mista deve higienizar a região com um sabonete líquido, que causa menos ressecamento, além, claro, de escolher um produto específico para o seu tipo de pele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma opção para quem tem pele oleosa é o sabonete líquido Protex® Oil Control. O produto promove uma limpeza profunda e remove o excesso de oleosidade sem ressecar. Além disso, Protex® Oil Control tem a tecnologia ReduCNE?, que combate a bactéria (P. acnes) que pode causar cravos e espinhas.

Hidratação: se o inverno causa o ressecamento da pele, a principal recomendação é investir em hidratação. Aliás, a mesma regra vale para quem tem pele oleosa. Excesso de oleosidade não significa hidratação, portanto este passo é indispensável. A única diferença neste caso é o tipo de produto que deve ser utilizado.

Pessoas com pele seca devem optar por produtos com textura em creme ou pomadas e procurar por ingredientes mais hidratantes, como manteigas e óleos. Já para peles mistas ou oleosas, deve-se escolher produtos com textura mais fluida, como loções ou gel-creme, como o Gel Hidratante Facial Protex®.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O produto promove a hidratação diária de forma leve, sem obstruir os poros, evitando o aparecimento de cravos. Para utilizá-lo, basta despejar uma pequena quantidade do produto nas mãos e espalhar por todo o rosto. Em caso de pele mista, não esqueça as bochechas e a região da boca, que costumam ser mais secas.

Caso você queira introduzir um antioxidante na rotina, ele deve ser aplicado antes do hidratante, combinado?

Proteção solar: mesmo que o sol seja ameno no inverno, ele continua emitindo radiação prejudicial à pele, portanto o protetor solar deve ser mantido na rotina.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para este produto a regra é quase a mesma do hidratante, ou seja, a opção deve ser aquela que irá controlar a oleosidade excessiva da pele ou ajudar com a hidratação.

À noite é a vez de?

Higienizar com sabonete líquido: durante o dia ficamos expostas à poluição, além de outros fatores que podem obstruir os poros, como o uso de maquiagem, tornando a limpeza noturna indispensável.

Para quem tem pele seca, utilizar água micelar para remover a maquiagem antes da higienização pode diminuir a agressão do sabonete. Enquanto pessoas de peles mistas ou oleosas podem usar o mesmo produto que está na rotina diurna.

Aplicar um tônico: como à noite não existe a necessidade de se proteger contra o sol, você pode deixar a hidratação como último passo. Investir em tônicos ou séruns é uma boa pedida, pois eles aumentam a hidratação e ainda controlam o excesso de oleosidade.

Hidratar: na rotina noturna você pode optar por hidratantes mais robustos, calmantes ou até mesmo por aqueles que fazem parte de algum tratamento mais específico, caso dos cremes antissinais ou antimanchas.

Uma vez por semana lembre-se de?

Esfoliar: com a chegada dos dias frios, uma dúvida que pode surgir é: como fica a esfoliação? Ao esfoliar a pele, você remove as células mortas e o acúmulo de impurezas, ou seja, ela é importante para manter a pele saudável. O que muda no inverno é que quem tem pele oleosa ou mista não precisa passar muito tempo massageando o rosto a fim de evitar ressecamento.

Esfoliar: com a chegada dos dias frios, uma dúvida que pode surgir é: como fica a esfoliação? Ao esfoliar a pele, você remove as células mortas e o acúmulo de impurezas, ou seja, ela é importante para manter a pele saudável. O que muda no inverno é que quem tem pele oleosa ou mista não precisa passar muito tempo massageando o rosto a fim de evitar ressecamento.

Aplicar máscara: você sabia que máscaras faciais ajudam a recuperar, hidratar e dar mais brilho à pele? Aqui podem ser as máscaras de argila ou de outras bases, mas elas devem conter ativos específicos para cada tipo de pele.