7 substâncias naturais que ajudam na hidratação da pele

Óleo de linhaça, óleo de amêndoas e aloe vera são alguns dos ingredientes que hidratam e protegem a pele do ressecamento

Hidratar a pele de forma adequada é importante não apenas para deixá-la macia e saudável, mas também para prevenir rugas, flacidez, manchas e envelhecimento precoce, garantindo assim um visual saudável por mais tempo. Neste sentido, algumas substâncias naturais presentes nos produtos usados no dia a dia podem fazer toda a diferença.

Diversos ingredientes encontrados na natureza se tornaram grandes aliados da nossa pele por conta de suas propriedades emolientes, como é o caso da aloe vera (babosa) - que já é amplamente utilizada na indústria de cosméticos e higiene pessoal, nas fórmulas de sabonetes, hidratantes, cremes, shampoos, demaquilantes, máscaras, entre outros.

Em geral, essas substâncias hidratantes vêm principalmente de óleos vegetais, que têm uma consistência mais fluida e se espalham facilmente. Na prática, elas formam uma espécie de camada protetora na pele, evitando a perda de água - que leva ao ressecamento -, e também possuem outras qualidades com poder nutritivo e até anti-inflamatório.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por isso, utilizar produtos que contenham esses ingredientes é fundamental para uma boa rotina de cuidados com o corpo, e a boa notícia é que eles são cada vez mais acessíveis. Então, veja abaixo uma lista de 7 substâncias naturais que ajudam na hidratação da pele e conheça os benefícios de cada uma:

Óleo de amêndoas

Um dos ingredientes naturais mais utilizados pela indústria de cosméticos, o óleo de amêndoas tem alto poder de hidratação e deixa a pele mais protegida contra a perda de água, conferindo maciez e luminosidade ao visual. Por melhorar a elasticidade da pele, ele também ajuda na prevenção de estrias e rugas.

Além de hidratar, o óleo de amêndoas também tem propriedades anti-inflamatórias, que acalmam as irritações cutâneas. Esse efeito acontece graças à combinação de zinco, vitamina E e antioxidantes que estão presentes na composição da substância.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Óleo de linhaça

O óleo de linhaça é extraído a partir da semente da planta, que é rica em ácidos graxos e outros nutrientes que atuam em todo o organismo. No caso da pele, ele consegue deixá-la mais hidratada e viçosa especialmente quando é utilizado em produtos como cremes, loções corporais e sabonetes.

Os sabonetes Protex® com óleo de linhaça protegem contra a ação bacteriana, trazendo conforto e segurança para toda a família ao eliminar 99,9% das bactérias e o vírus da COVID-19*.

A nova formulação com óleo de linhaça promove o fortalecimento das defesas da pele com a proteção natural deste ingrediente, cuidando do corpo em qualquer momento do dia. Os sabonetes em barra da linha Protex® com óleo de linhaça ainda oferecem proteção antibacteriana por até 12h*.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

*Lavando as mãos com sabonete por 40 segundos.

**Uso diário por 2 semanas, aumento AMP.

Óleo de argan

O óleo de argan é extraído das nozes da planta Argania spinosa, encontrada apenas no Marrocos. Sua forte ação hidratante permite que a pele absorva melhor outros nutrientes, além de possuir propriedades regeneradoras, anti-inflamatórias e cicatrizantes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O ingrediente garante também uma alta taxa de proteção para a pele contra os radicais livres, conferindo efeito antioxidante e antienvelhecimento. Isso se deve à presença de nutrientes como as saponinas, a vitamina E e o esqualeno, que é um agente emoliente e umectante.

Azeite de oliva

Muito além de seu uso na alimentação, o azeite de oliva é um ótimo aliado da pele por ser altamente hidratante. Rico em vitaminas E e K, ele consegue proteger a pele e deixá-la mais macia - principalmente nas áreas mais ressecadas do corpo, como os calcanhares, cotovelos e mãos.

Devido a esses efeitos, ele também pode regenerar e proteger a pele do envelhecimento. Este benefício é potencializado ainda mais pelos antioxidantes presentes na fórmula natural do azeite, que combatem os radicais livres nas células do corpo.

Aloe vera (babosa)

Bastante conhecida pelos brasileiros, a babosa - nome popular da aloe vera - possui uma série de benefícios para a pele e o corpo. A começar pela sua ação hidratante, fornecida pela seiva da planta (gel), que tem poder acelerador e regenerativo na pele.

Outra grande vantagem da aloe vera é seu efeito cicatrizante natural. Isso porque o ingrediente ativo da babosa é rico em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 e B6), que agem diretamente na recuperação da pele, desinflamando lesões, combatendo manchas e renovando as células.

Óleo de coco

O óleo de coco é usado em cosméticos e produtos de higiene principalmente por conta de seu poder hidratante, que beneficia as peles mais secas ou ressecadas. Assim como outros óleos vegetais, ele é rico em ácidos graxos e vitamina E, que atuam como excelentes emolientes.

Cheio de benefícios para o corpo, o ingrediente também é capaz de fazer a hidratação ativa e passiva da pele, ou seja, consegue hidratar a pele em si e ainda manter esta hidratação através de uma película, que protege contra a perda de água.

Óleo de rosa mosqueta

Extraído da planta de mesmo nome, o óleo de rosa mosqueta oferece diversos benefícios terapêuticos para a pele. Sua composição é rica em ácidos graxos insaturados, como os ácidos oleico, linoleico e linolênico, e possui também as vitaminas A e C.

Por conter todas essas substâncias essenciais para a pele, ele tem ação anti-inflamatória, antioxidante e hidratante, o que beneficia principalmente as peles ressecadas, promovendo uma ação regeneradora e cicatrizante. É também muito usado para prevenir ou atenuar estrias e manchas, além de combater o envelhecimento precoce.