PUBLICIDADE

Cuidados essenciais com a pele

Os "milagres" que uma maquiagem bem feita pode proporcionar à beleza feminina são diversos. Porém, o uso freqüente da mesma traz malefícios à pele.

Ediléia Bagatin, dermatologista da Unifesp, afirma que se os produtos forem de má qualidade os prejuízos à pele são maiores. "Usar cosméticos de boa qualidade, de preferência com poder hidratante e de proteção solar, e fazer higiene adequada diariamente" é a melhor opção para manter a pele não só bonita, mas também saudável.



Dormir sem retirar a maquiagem é outro erro comum e que danifica a pele, principalmente para as pessoas com pele oleosa. Geralmente, produtos oleosos e muito espessos acabam intensificando o aparecimento de acne, explica Ediléia.



Outro cuidado que deve ser tomado é com a higienização da pele após um dia todo maquiada. A especialista alerta: "se for oleosa, a melhor opção são sabonetes líquidos com princípio ativo desengordurante. Para as secas ou sensíveis, o melhor é usar loções de limpeza (em geral a base de lauril sulfato de sódio)".



Utilizar protetor solar também é imprescindível mesmo em dias nublados, pois as nuvens só impedem a passagem dos raios infra-vermelhos. Estes raios apenas dão a sensação de calor e não lesam a pele. Já os raios ultra-violetas (UVA e UVB), que danificam a pele, causando envelhecimento precoce, manchas, rugas e câncer de pele, passam pelas nuvens.



A dermatologista explica que o fator de proteção depende da cor da pele, do local onde a pessoa vive e do quanto ela se expõe ao sol. No entanto, nunca deve ser menor que 15. Para peles claras ou sensíveis, sempre acima de 30 (mesmo no dia-a-dia).