PUBLICIDADE

Aprenda a driblar os conflitos estéticos do namoro

Ceder faz parte; mas respeitar a individualidade do parceiro é fundamental

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Antes de o namoro engatar, ela achava o jeans desbotado dele show de estilo. Já ele, entortava o pescoço para admirar a garota que deixava um rastro de perfume no ar. Reconheceu a situação de encantamento? Mas basta a relação se firmar para você perceber que, na verdade, o que era um detalhe charmoso da sua cara-metade começa a irritar e muito. Mas como comunicar esse descontentamento estético ao parceiro sem provocar uma baita briga? "O primeiro erro que as pessoas cometem é achar que o outro vai mudar no decorrer do relacionamento. Logo que a atração aparece é comum idealizar a pessoa, ignorando seus defeitos", explica a psicóloga e especialista do MinhaVida, Marina Vasconcellos.

O segredo para resolver o conflito é saber encontrar o equilíbrio entre externar o que incomoda em um, mas sem magoar ou desrespeitar a individualidade do outro. "A conversa sempre vai ser a melhor aliada para evitar discussões que afetam o relacionamento", explica Marina Vasconcellos. Isso porque guardar para si um sentimento desagradável em relação ao parceiro, mesmo que seja uma insatisfação com a roupa ou com o cabelo, pode ser algo que vai tomar uma proporção muito maior que o problema em si, e o relacionamento fica abalado.

"Sempre há um jeito de contornar a situação para que o namoro não sofra com pequenos atritos , explica Marina. Mas isso não quer dizer que nada deve ser questionado. A opinião deve ser exposta e a solução irá aparecer. E, ceder faz parte do pacote". A seguir, a psicóloga dá dicas para que o casal supere os principais dilemas do espelho.

Batom que meleca a boca
Para as mulheres, o batom destaca, hidrata e protege os lábios, além de valorizar o visual, mas há uma parcela dos homens que não querem nem saber desses benefícios e alegam que quando os dois se beijam, é fato, fica uma meleca.
A dica para ela: se a garota gosta de passar o produto, não precisa andar por aí com a boca pálida e a cara amarrada só para agradar o namorado, mas pode optar por versões mais secas do cosmético. Deixe o brilho molhado do gloss, por exemplo, para os dias em que for sair com as amigas. A dica para ele: explique para a namorada que o batom gera incômodo e tente estabelecer um acordo, como sugerir que ela retire o excesso do batom com um guardanapo antes de partirem para os beijos.

Salto alto
Boa parte da ala masculina fica contrariada quando a namorada usa salto alto, ultrapassando a a sua altura. Um exemplo público e notório é a primeira-dama da França, a ex-modelo Carla Bruni, que desde que se casou com o presidente Nicolas Sarkozy, em 2008, renunciou o salto e adotou as sapatilhas arrasta-pé ao estilo Sabrina (personagem clássica da atriz Audrey Hepburn nos cinemas) para agradar o marido. Com acordo ou não, fato é que nos últimos meses, Carla já fez várias aparições com o saltinho mais alto.

Segundo Marina Vasconcellos, em geral, são homens ciumentos e possessivos que encaram o salto da namorada como um problema. "É um sinal de insegurança. O homem se sente ameaçado pela possibilidade de ela chamar muito mais atenção do que ele", explica a especialista.
A dica é para elas: explique ao namorado que a altura do salto não significa que você vai deixá-lo para ficar com outro ou para aparecer. Deixe claro que você usa o sapato por que se sente bem. Se for o caso, vale investir em um tamanho menor do salto. Assim, os dois cedem e os dois saem ganhando.

Perfume muito forte
Em alguns casos, a intolerância ao perfume do parceiro pode ser por causa de alergias que acometem o nariz quando algum cheiro forte passa por perto. Aí não tem muito jeito. O lado perfumado precisa abdicar do produto para não deixar o outro com crises de espirros toda vez em que houver uma aproximação. Porém, há situações em que o perfume não agrada mesmo.
A dica para os dois é: se o problema for o excesso de perfume, que acaba sufocando o outro, vale falar com jeitinho para a pessoa ser mais econômica ao se perfumar. Mas quando é o aroma que incomoda, uma solução amigável é o casal partir junto para a compra de um novo perfume que seja agradável para ambos. Mas nada de jogar o frasco antigo fora. Use quando não estiverem juntos.

Ela se arruma, ele é desleixado
Depois de passar o dia no cabeleireiro, fazer as unhas e andar horas no shopping para escolher o vestido perfeito para o jantar, o namorado aparece com uma camiseta que já poderia ter virado peça de museu! A primeira reação é tentar evitar os deslizes fashions dele. De acordo com a psicóloga, muitas mulheres optam por escolher a roupa do companheiro, achando que dessa forma ele ficará mais arrumado. "No entanto, querer decidir como alguém deve se vestir é tentar alterar a personalidade da pessoa", diz.
A dica é para elas: você é vaidosa? Ótimo, continue se produzindo, porque você se sente bem com isso. Mas fique esperta para não cair na armadilha de ficar intimidada com o fato de ele ser supercasual e acabar adotando o estilo calça de moletom a contragosto . Assim como acontece com a individualidade dele, a sua também deve ser respeitada. Mas se o fato te incomoda tanto, falta uma conversa franca. Diga a ele que gostaria que se esforçasse um pouco mais com o visual, pelo menos em determinadas ocasiões. Porém, não tente impor um estilo e nem faça pouco caso das roupas dele. Se ele tem mania de usar a calça larga demais, que escorrega da cintura, sugira um cinto, quando a situação não permitir um visual mais descolado.

Cabelo intocável

Corte, hidratação e escova: tudo para deixar o cabelo perfeito para encontrar o amado. Depois de horas no salão, surge aquela chuva e a sacolinha de mercado cai do céu como melhor amiga das madeixas. O namorado, por sua vez, acelera o passo e não entende o porquê do cuidado exagerado com os fios.
A dica para os dois é: explique para o namorado o trabalho, o tempo e o dinheiro que cuidar dos cabelos exigem . Para os rapazes que quiserem provar seu amor nessa hora, é bom ter sempre um guarda-chuva em mãos.