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Descubra todos os segredos para ter um betabronzeado

Fomos atrás de um incentivo a mais para você manter a dieta: que tal incluir no cardápio uma série de alimentos deliciosos, com poucas calorias e que, de quebra, ainda vão te deixar com um bronzeado de atiçar qualquer salva-vidas?

O segredo atrás da pele morena responde pelo nome de betacaroteno, antioxidante associado ao retardamento do envelhecimento celular, à prevenção de câncer no pulmão e à síntese da vitamina A (ou retinol)."O betacaroteno é transformado em vitamina A no fígado e no intestino delgado", afirma a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella. "E a vitamina A está relacionada com a produção de melanina, substância que torna a pela bronzeada quando estimulada pelos raios solares".

É importante lembrar que o betacaroteno é lipossolúvel, ou seja, para ser transportado e absorvido, precisa ser ingerido junto com alimentos que contenham gorduras, como azeite e carnes. "Ir para a praia em jejum e comer somente cenoura crua não vão ajudar muito. O importante é ter uma alimentação balanceada e abusar nos legumes que contém betacaroteno", afirma a especialista.

Só tome cuidado com os exageros. Um filé médio de peito de frango grelhado já possui quantidade suficiente de gordura para ajudar na absorção do betacaroteno.



Onde ele se esconde

Nas plantas, o caroteno é o pigmento que dá a cor alaranjada aos vegetais e frutas. Alimentos que possuem coloração entre os tons laranja e vermelho, portanto, são ricos da versão beta, que favorece o belo bronzeado. As verduras verde-escuras, como agrião couve e espinafre, também são boas fontes. Vale lembrar ainda que incrementar a dieta acelera a conquista da corzinha mais morena, mas não ajuda a mantê-la artifício que uma boa hidratação resolve.

"E é sempre bom lembrar que uma alimentação equilibrada não é feita somente de legumes e frutas. Variedade e equilíbrio nas porções são fundamentais para passar o verão irradiando energia", diz Roberta.



Dicas de consumo
Legumes: cenoura, tomate, tomate seco, pimentão vermelho, abóbora.
Frutas: laranja, caqui, mamão, manga, pêssego, damasco.
Folhosas: agrião, couve manteiga, espinafre, escarola e brócolis.



Quantidade de betacaroteno por 100 gramas de alimento.

Alimento

Quantidade de beta

caroteno (µg)

Damasco seco

17.600

Pêssego seco

9.256

Batata doce

8.900

Cenoura

7.900

Espinafre cozido

5.500

Couve manteiga

4.700

Agrião

4.150

Chicória

3.430

Abóbora

3.100

Pimentão vermelho

2.200

Brócolis cozido

1.300

Manga

1.300

Alface

1.200

Alho poró

1.000

Molho de tomate

1.000

Pêssego in natura

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