PUBLICIDADE

Pessoas elegem os olhos como a parte mais bonita do rosto

Em estudo, homens e mulheres indicaram que os olhos é característica mais importante quando se procura um parceiro em potencial

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Um simples olhar é mais do que suficiente para uma pessoa se apaixonar. De acordo com um estudo, homens e mulheres classificam os olhos de uma pessoa como a característica mais importante quando se procura um parceiro em potencial. Contudo, ter cabelos e lábios atraentes também são fatores importantes. Na análise, os pesquisadores descobriram que característica facial menos importante seria o nariz.

O psicólogo Daniel Gill, que liderou o estudo na Universidade de Winchester, nos Estados Unidos, verificou como as pessoas julgaram as características do rosto de diversos indivíduos. Usando fotografias em cores, 32 mulheres e 32 homens foram convidados a avaliar os rostos femininos e masculinos, dando classificações para características individuais, como olhos, lábios, cabelo, nariz ou todo o rosto. Sendo que, nenhum dos rostos tinha maquiagem, joias, óculos, brincos ou barbas.

Segundo os resultados, os homens que observam uma face feminina atribuem maior importância aos olhos e cabelos, dando menos importância para o nariz e aos lábios. O mesmo ocorreu quando as mulheres olharam para um rosto masculino, avaliando os olhos e os cabelos como características mais importantes, já o nariz e os lábios como mais desinteressantes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em outra parte da pesquisa os indivíduos deveriam analisar pessoas do mesmo sexo. As mulheres que observavam um rosto feminino disseram que os olhos e os cabelos eram mais relevantes, já o nariz era menos importante. Enquanto isso, os homens que julgaram os rostos masculinos revelaram que os olhos e os cabelos eram os mais importantes, porém os lábios e o nariz eram menos marcantes.

"Na interação social humana, a beleza do rosto tem consequências importantes para indivíduos e grupos. A beleza do sexo oposto é uma proposta para refletir, pelo menos em parte, a escolha apropriada do parceiro para a reprodução. Portanto, espera-se que homens e mulheres tenham estratégias diferentes para avaliação de beleza", comentou o pesquisador Daniel Gill.

Os pesquisadores descobriram que a beleza facial desempenha um papel crucial nas interações sociais, particularmente na reprodução. Ele disse que a importância de diferentes características faciais poderia ser explicada por pressões evolutivas que levaram à ideia de atributos faciais bonitos ou não bonitos em gêneros.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"A importância e a preferência encontradas não são surpreendentes. As faces masculinas e femininas têm diferentes características causadas por diferentes níveis de testosterona e, portanto, diferentes sinais de aptidão biológica", afirmou.

As descobertas do estudo foram publicadas no 'Science Journal Evolution and Human Behavior'.