PUBLICIDADE

Hidratantes podem transformar sua pele em um "queijo suíço"

Pesquisa revela que muitas pessoas estão usando hidratantes frequentemente para um alívio temporário, mas o resultado pode ser um agravamento da pele a longo prazo.

Nesses dias de frio, é comum que a pele fique mais ressecada e, com isso, a procura por loções hidratantes aumente. Porém, uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia São Francisco mostrou que é necessário ter cuidado e não comprar qualquer hidratante na prateleira de farmácias, pois muitos produtos só proporcionam alívio momentâneo.

O resultado pode ser um ?queijo suíço natural? na sua pele, segundo o professor de dermatologia da universidade, Peter Elias. O dermatologista percebeu que seus pacientes aplicavam produtos e, depois de um tempo, a pele parecia ainda mais seca. Então, Peter descobriu que muitos hidratantes estavam alterando o PH naturalmente ácido da pele.

Porque alguns hidratantes deixam a pele ainda mais seca?

"Quando o pH é alterado, os três lipídios essenciais, colesterol, ceramidas e ácidos gordos, não são produzidos nas proporções certas. O resultado é um queijo suíço natural. O corpo percebe isso como uma lesão e produz citocinas, moléculas que desencadeiam a resposta inflamatória, que leva à cura. Mas em pessoas de pele sensíveis, os três lipídios não estão funcionando. Assim, a lesão permanece e as citocinas continuam chegando, causando maior inflamação e irritação", explica Peter Elias ao site da UC San Francisco.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O professor acrescenta que isso é um ciclo vicioso, em que o paciente está aplicando o produto frequentemente para um alívio temporário, mas o resultado é um agravamento da pele a longo prazo.

Como hidratar peles sensíveis

Segundo estudo realizado por Peter e seu colega, Mao-Qiang Man, uma fórmula especial, com os lipídios em suas proporções adequadas, reduziu diretamente os níveis de citocinas no sangue, diminuindo a inflamação. Por isso, o dermatologista afirma que é necessário se atentar à composição dos produtos que utiliza.

A dermatologista Carolina Reato Marçon, em reportagem do Minha Vida, explica que os produtos mais recomendados para peles sensíveis devem ser livres de corantes e perfumes e podem ter adição de substâncias com propriedades calmantes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, produtos com a palavra ?hipoalergênico?no rótulo costumam ser melhores para pessoas com a pele sensível, pois são produtos mais seguros. Isso porque a pele sensível costuma reagir de maneira mais intensa a ativos que uma pele normal conseguiria tolerar melhor. Saiba mais sobre como escolher o hidratante certo pra você

Cuidados com a pele

Pele ressecada: tratamentos e causas

Oito cuidados para proteger a pele sensível

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)