LEIDIANE perguntou:

BOA TARDE,TENHO OLHEIRAS INTENSAS ESCURAS TENHO PROBLEMA D EINSONIA E JA NAO SEI MAIS O QUE USAR PARA AMENIZAR O QUE POSSO FAZER ?

  • Respondido em 08/11/2014
    Dra. Natalia Cymrot Dermatologia - CRM 84332/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    As olheiras são muito frequentes e incomodam muito. A causa mais comum das olheiras é o excesso de pigmento da pele (melanina). Em algumas famílias há várias pessoas afetadas, e, portanto, parece haver fatores genéticos envolvidos no aparecimento das olheiras. Há maior prevalência em indivíduos de olhos e cabelos escuros. Outra causa seria o aumento de vasos sanguíneos nas pálpebras, o que associado á hipertransparência da pele desta região, causa uma coloração azul-arroxeada no local. Além disso, há pessoas que tem "bolsas" palpebrais ou até um sulco na região da pálpebra inferior, com a formação de sombra. A falta de sono também costuma gerar olheiras escuras que comprometem a aparência.
    O tratamento das olheiras depende da causa principal. Para os casos em que há deposição de pigmento verdadeiro, lasers e luz intensa pulsada têm sido utilizados, com bons resultados. São necessárias 1 a 5 sessões em média, com intervalos de 1-2 meses. Os efeitos colaterais mais comuns são: ardor local, inchaço e vermelhidão na pálpebra, formação de casquinhas e eventualmente escurecimento ou branqueamento da pele, sempre transitórios.
    Por outro lado, nos pacientes que apresentam olheiras devido á formação de sombra na pálpebra inferior pela presença de bolsas ou sulco na região, a correção pode ser feita com preenchimento de pele, usando o ácido hialurônico. O procedimento é muito simples, feito após a aplicação
    de cremes anestésicos, com resultados excelentes e duração de 1 a 2 anos.
    No seu caso, outro passo importante é procurar um clínico geral ou um psiquiatra para que seu problema de insônia seja devidamente investigado e tratado. Afinal, a falta de sono não só provoca olheiras, mas compromete a saúde como um todo.

    PUBLICIDADE