PUBLICIDADE

Especialistas tiram 9 dúvidas sobre dor na hora do sexo

Desconfortos na hora da relação sexual podem indicar desde doenças ginecológicas a distúrbios psicológicos

Nem sempre as relações sexuais são sinônimo de prazer, em alguns a transa pode ser extremamente dolorida e desconfortável. E sentir dor durante o sexo é um indicativo de que existe um problema, seja físico ou psicológico.

Para ajudar a acabar com o incômodo é preciso orientação médica, por isso nossos especialistas responderam as principais dúvidas dos leitores. Se você está passando por algum problema parecido confira algumas dicas:

1. Após uma relação sexual, sangrar pode ser do homem ou da mulher. Como saber quem foi?

"Para saber quem sangrou é complicado. Se houve uma fissura no pênis ficará visível, mas se for algo interno, no canal da uretra por exemplo, não tem como saber visualmente. A mulher também é difícil verificar a olho nu, pois os órgãos são internos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O mais acertado é perceber se um dos dois sentiu algo de irritação, dor, ardor ou incômodo após a relação. E se foi apenas uma vez, não há motivo de preocupação, mas se ocorre com frequência, é bom investigar com um ginecologista e um urologista", revelou a psicóloga Angélica Cristina Strauss Galvão de Souza.

2. Tenho uma dor crônica do lado direito no baixo ventre que vem me impedindo de ter uma vida sexual sem dor. O que pode ser?

"Você diz ter uma dor crônica no baixo ventre. É importante você procurar um ginecologista para saber exatamente o porquê ocorre. Dor sem motivo nunca é normal. Não dá para fazer este tipo de diagnóstico sem exames.

Se o problema não for ginecológico, pode ser outros órgãos internos, como bexiga, intestino e vesícula", disse Angélica Cristina Strauss Galvão de Souza.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. Tive uma relação sexual e agora estou sofrendo muita ardência ao urinar. O que pode ser e o que faço para melhorar?

"Você pode ter contraído alguma doença sexualmente transmissível (se não usou proteção), mas também pode ser algo mais corriqueiro como fungo, bactéria ou até uma cistite. É importante você procurar um médico (Urologista ou Ginecologista) para tratar deste incômodo e evitar proliferação ou agravamento do quadro", comentou Angélica Galvão de Souza.

4. Por que sente-se dor na prática do ato sexual?

"O mais frequente é que não haja dor no ato sexual. Mas, se existe dor, isso pode ser por diversas razões. Há 2 principais razões - independente de qual for, é indicado que você procure um especialista: você pode estar com alguma disfunção, ou mesmo uma lesão, nos órgãos reprodutores; de alguma forma, o ato sexual pode ser extremamente desagradável, associado a alguma coisa ruim que talvez você não saiba", contou o psicólogo Rael Dill de Mello.

5. É normal sentir dor ao urinar após a relação sexual?

"Não é normal sentir dor ao urinar após uma relação sexual. Aliás não é normal sentir nenhuma dor ou desconforto durante ou depois da relação sexual. Te oriento a procurar uma ajuda médica especializada, como um ginecologista ou urologista para solucionar essa questão", disse a psicóloga Ana Cristina Lopes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

6. Dores de estômago após ter relações sexuais é normal?

"Se as dores começaram recentemente é algo que merece atenção. Uma consulta com um bom clínico geral ou gastroenterologista seria interessante nesse caso para detectar ou excluir algum problema orgânico. Outra possibilidade seria essa dor ser sintoma de algum conflito emocional, mas isso só poderá ser entendido melhor por um profissional que te conheça e te avalie. Neste caso procurar um bom psicólogo é uma ótima opção", relatou a Natália Martin S. Fiorindo.

7. O que uma pessoa que fez sexo anal e vaginal sem proteção e agora sente coceira e irritação vaginal pode ter?

"Há probabilidade de ser candidíase ou outras manifestações. Por isso, procure seu ginecologista para tratamento adequado", revela o coloproctologista e gastroenterologista João Ricardo Duda.

8. O que pode indicar ardência no pênis, vermelhidão e um pouco de rachadura após o sexo?

"Você deve buscar um urologista ou mesmo um clínico geral e realizar alguns exames. Somente então ser orientado adequadamente pelo médico que irá te acompanhar, não hesite em buscar ajuda médica, quanto antes sempre melhor para qualquer tratamento", comenta a psicóloga Raquel Baldo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

9. É normal sentir secura vaginal ao ter relação sexual após os 40 anos?

"É importante primeiramente consultar seu ginecologista, ele poderá lhe tirar as dúvidas decorrentes da parte orgânica da falta de lubrificação. Porém vamos aos aspectos emocionais:

Todas essas questões influenciam diretamente na lubrificação, pois se não tem desejo ou prazer o corpo não reage, desta forma não fica lubrificada", revela a psicóloga Luciana Kotaka.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)