PUBLICIDADE

Não sente desejo sexual? Especialistas tiram dúvidas sobre o problema

Estresse, medicamentos e causas inusitadas podem mandar o clima para bem longe. Veja algumas dicas que ajudaram a superar esse obstáculo

É normal não sentir desejo sexual, porém quando isso se torna um problema no relacionamento ou na saúde é preciso tomar uma atitude. O diálogo e o acompanhamento médico podem te ajudar a se livrar desse incômodo e recuperar o tesão. Para ajudar, nossos especialistas responderam as principais dúvidas dos leitores sobre o tema. Confira:

1. Não tenho desejo sexual pelo meu marido, e ele também não se interessa. Ficamos meses sem sexo. O que pode ser?

"A falta da libido ou desejo sexual está liga a diversos pontos que devem ser avaliados. A depressão pode ser um deles, mas ele seria um sintoma entre vários outros que deveriam ter chamado atenção também. É preciso avaliar se ocorre alguma disfunção física, ou seja, se ele e você não estão com algum problema hormonal ou orgânico por um especialista em urologia e ginecologia. Descartado qualquer alteração nestes aspectos, vocês poderiam procurar um especialista na área sexual, que irá ajudar a determinar o que ocorre, se há algum bloqueio ou necessidade que não estão sendo supridas", respondeu a psicóloga Angélica Galvão de Souza.

"A questão do desejo sexual pode estar ligada a problemas emocionais, mas não somente a isso. Entendo que talvez essa situação leve a algum tipo de desconforto. A questão da libido e relação com o marido pode ser avaliada como um todo, por exemplo, durante o processo psicoterapêutico. Quando possível, volte ao seu médico de confiança e entenda se todos os seus exames (inclusive os hormonais) estão em dia e com a saúde organizada. A questão sexual é uma parte do relacionamento e merece atenção. Não há uma "regra" de frequência ou como o casal deve se comportar. Porém, por fazer parte também de um aspecto importante e íntimo, vale a atenção e busca para melhoria para os dois", disse a psicóloga Adriana de Araújo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Perdi o desejo sexual, quando faço sexo fico seca, não gozo e nem tenho orgasmo. O que fazer?

"A primeira coisa é fazer uma avaliação com um endocrinologista para checar se não está havendo uma alteração de falta de hormônios que possa justificar esse caso", comentou o Dr. Felipe Henning Gaia Duarte.

3. Meu marido não tem mais desejo sexual. Porquê?

"A falta de desejo pode ser dar por inúmeros fatores dentre eles estão causas fisiológicas como baixa de testosterona e/ou uso de medicamentos, como por fatores psicológicos por exemplo o estresse ou baixa autoestima.

A melhor ferramenta é a comunicação, é importante em um relacionamento tentar buscar informações sobre o parceiro (a) por meio dele mesmo, a pior coisa a se fazer é ficar especulando causas prováveis, que na maioria das vezes apenas causa conflito. Quando identificada a causa procure um profissional especializado para o atendimento", revelou o psicólogo Gabriel Portella.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4. Perdi o desejo sexual, quando iniciei tratamento de esclerose múltipla, em 1999. Há tratamento quando se trata da falta de interesse?

"A esclerose múltipla é uma entidade nosológica que leva a várias alterações no organismo. A disfunção erétil e a queda da libido podem estar relacionadas a algum fator hormonal ou a uma alteração da percepção corporal. Como qualquer paciente cadeirante a abordagem como um todo é recomendável para que se atinja várias faces do problema. Tendo-se em mente que a melhora não significa a cura, pode-se tratar o paciente para que ele tenha boa qualidade de vida dentro das expectativas da doença", afirmou o urologista Wagner Raiter José.

5. Remédios para depressão diminuem o desejo sexual?

"Existem relatos de pacientes de utilizam antidepressivos onde há perda do desejo, o ideal é conversar com o médico responsável pela prescrição da medicação para uma avaliação e possível troca quando possível. Porém há outras formas que podem auxiliar nesse momento, uma boa conversa entre o casal e possíveis alternativas podem ser uma boa forma de estimular o desejo", respondeu a psicóloga Luciana Kotaka.

6. Tenho problema de falta de desejo sexual e impotência, dizem que é devido diabetes. É verdade?

"Além de verificar esta questão fisiológica, há também a questão psicológica para os problemas relatados. Procure um profissional para receber uma orientação melhor, pois há a possibilidade de ser algo mais ligado à psicologia", comentou o psicólogo Jefferson Carlos de Oliveira Ferreira.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

7. Colesterol desestimula o desejo sexual?

"Não, a taxa de colesterol alto não tem qualquer relação com aumento ou diminuição da libido", disse o cardiologista Bruno Valdigem.

8. Estresse diminui o desejo sexual?

"A palavra "estresse" significa "estar sob pressão", entendendo que esse estado emocional está intimamente relacionado com a busca que cada indivíduo tem de se adaptar. Esse é um mecanismo necessário e benéfico ao organismo, deixando-nos mais atentos diante de situações de perigo ou de dificuldades.

Desta forma se você se encontra em um momento que se sente pressionada e sem energia, pode sim afetar o desejo sexual, até porque é muito comum essa queixa em mulheres, não separam o desejo do cansaço, ao contrário do que observamos no sexo masculino, a relação sexual acaba por ser uma saída para relaxar. O importante é detectar qual é a fonte de estresse e procurar uma solução, ou tentar minimizar. Uma boa opção são aulas de ioga, meditação entre outros exercícios físicos em geral", revelou a psicóloga Luciana Kotaka.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

9. Falta de desejo sexual pode ter relação com anticoncepcional?

"Com certeza. Dependendo do tipo de anticoncepcional, pode haver um dos itens com atividade contra os hormônios masculinos. Dentre as que mais reduzem a libido estão a drosperinona e a ciproterona. Havendo este sintoma, convém consultar um especialista para analisar as melhores opções no seu caso", afirmou o endocrinologista Felipe Henning Gaia Duarte.

10. Qual especialista devo procurar para tratar a falta de desejo sexual?

"Idealmente o endocrinologista deve ser procurado para afastar causas hormonais da falta de libido. Estando os hormônios normais pode ser necessário procurar uma terapeuta sexual", disse o Felipe Henning Gaia Duarte.

11. Labirintite pode causar perda do desejo sexual?

"Sem dúvida. Somos seres integrados e qualquer alteração interfere em todo o sistema. A atividade sexual requer disposição e demanda energia. Para tanto é necessário estar em plena harmonia. Sem dúvida o sintoma pode inibir o desejo sexual", comentou a psicóloga Susilaine Moraes Aquino.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)