PUBLICIDADE

O que significa ser assexual?

Assexualidade não é a mesma coisa que falta de libido e celibato; entenda como funcionam os relacionamentos assexuais

O que é assexualidade?

A assexualidade é definida como a ausência ou baixo nível de atração sexual. Indivíduos que se consideram assexuais, entretanto, podem desenvolver sentimentos românticos por outras pessoas sem que haja o interesse pelo sexo.

O termo também é considerado "guarda-chuva" por incluir diferentes espectros e sub-identidades, como a demissexualidade - quando a atração pelo outro só acontece através de uma conexão emocional, afetiva ou intelectual.

Além disso, indivíduos com qualquer identidade de gênero e orientação sexual podem ser assexuais. Isso significa que, mesmo sem a prática de atividades sexuais, uma pessoa que se identifica como mulher, por exemplo, pode ter interesse afetivo por outra mulher.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com a Asexual Visibility and Education Network, considerada a maior comunidade de pessoas assexuais do mundo, cerca de 1% da população mundial se considera assexual. Entretanto, especialistas acreditam que esse número pode ser significativamente maior, já que o termo ainda é considerado pouco conhecido.

Relacionamento assexual

Pessoas assexuais podem viver relacionamentos românticos assim como qualquer outro tipo de orientação sexual. A diferença ocorre, exclusivamente, no nível e no tipo de atração desenvolvidos pelo outro.

Demissexuais, por exemplo, após se sentirem atraídos por alguém a partir de características intelectuais, podem ter interesse em praticar atividades sexuais com frequência com essa pessoa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Já pessoas que se identificam com outras categorias dentro da assexualidade podem ter desejo de construir um relacionamento romântico, mas com a ausência total de sexo. Alguns podem, ainda, ter baixo interesse em práticas sexuais, mas ainda praticarem de acordo com sua vontade.

Logo, a assexualidade é algo amplo, capaz de englobar diversos tipos de atração que podem ou não envolver o sexo. O que diferencia essa orientação das demais é que, ao olhar para alguém, a pessoa assexual não sentirá necessariamente atração sexual à primeira vista.

Celibato x Assexualidade

É comum que muitas pessoas confundam o celibato com a assexualidade. Enquanto o primeiro é considerado uma escolha, com o indivíduo decidindo abster-se de atividades sexuais, seja por práticas religiosas ou outro motivo, a assexualidade deve ser vista como qualquer outra orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade e pansexualidade), sendo parte essencial de quem a pessoa é.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Também é importante entender que ser assexual não está necessariamente interligado com a falta de libido. Essa condição pode ocorrer por diferentes fatores médicos e psicológicos, como estresse, medicações, doenças e o puerpério.

"De forma bem simplificada, a assexualidade é a falta de atração sexual. Não é doença, disfunção nem trauma sexual. As pessoas assexuais vivem bem, trabalham, se divertem, podem ou não se masturbar e transar, se relacionam afetivamente e não há sofrimento quanto à não atividade sexual. Logo, não é patologia, é uma orientação afetivo-sexual. Ou seja, é uma possibilidade de viver a sexualidade sem interesse na atividade sexual", explica Carolina Freitas, psicóloga e especialista em Educação Sexual.

Entenda outros motivos para a falta de interesse em sexo aqui.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)