PUBLICIDADE

Demissexual: o que significa e como a atração se manifesta

Considerada um dos espectros da assexualidade, pessoas demissexuais só sentem interesse pelo sexo após uma conexão com o próximo; entenda

A sexualidade é conhecida por suas amplas camadas, não se encaixando em um único padrão e não seguindo regras. Dessa forma, cada indivíduo manifesta e percebe a atração sexual de uma maneira diferente: seja pelo mesmo gênero, sexo oposto, todos os gêneros ou, até mesmo, por ninguém.

O que significa ser demissexual?

A demissexualidade é um dos espectros pertencentes à assexualidade. Pessoas assexuais são definidas como indivíduos com nenhum ou pouco interesse pelo sexo. Porém, isso não exclui a possibilidade de que se haja a vontade em construir uma relação romântica.

"As pessoas assexuais vivem bem, trabalham, se divertem, podem ou não se masturbar e transar, se relacionam afetivamente e não há sofrimento quanto à não atividade sexual. Logo, não é patologia, é uma orientação afetivo-sexual. Ou seja, é uma possibilidade de viver a sexualidade sem interesse na atividade sexual", explica Carolina Freitas, psicóloga e especialista em Educação Sexual, em entrevista prévia ao Minha Vida.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os demissexuais fazem parte desse universo e estão entre aqueles que podem levar uma vida sexual ativa, mas a atração sexual não ocorre pela imagem física do parceiro. O interesse se dá através de uma conexão intelectual, psicológica ou emocional com o próximo. Isso significa que, ao olhar para alguém, a aparência não é o fator que determinará a vontade em se envolver com aquela pessoa.

Os tipos de vínculos que permitem que a atração sexual ocorra variam entre os demissexuais. Para alguns, é preciso que haja um sentimento de segurança. Já outros só despertam o interesse pelo sexo ao estabelecerem um elo romântico ou intelectual com alguém. Essa conexão pode ocorrer de diferentes maneiras - seja após uma conversa, uma troca de ideias ou, até mesmo, a construção de uma amizade.

Além disso, a demissexualidade abrange qualquer tipo de identidade de gênero e orientação sexual. Ou seja: uma pessoa que se considera demissexual pode ser, ao mesmo tempo, heterossexual, bissexual ou pansexual, por exemplo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Demissexualdiade x Libido

É importante ressaltar que indivíduos dentro do espectro da assexualidade, como os demissexuais, não possuem, necessariamente, disfunções sexuais ou praticam o celibato. Enquanto o último é considerado uma escolha, seja por práticas religiosas ou motivos particulares, a falta de libido pode ocorrer por diferentes fatores médicos e psicológicos, como estresse, medicações, doenças e o puerpério.

Logo, na demissexualidade, é possível que o indivíduo tenha uma vida sexual ativa e sinta prazer no sexo, sem que haja qualquer problema nisso. A diferença nesse tipo de assexualidade ocorre, exclusivamente, em como a atração e o desejo por outra pessoa é despertada.