PUBLICIDADE

Cientistas revelam quanto tempo demoramos para nos livrar de um hábito

Interromper um vício requer determinação e resiliência consigo mesmo

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em nossa rotina, somos rodeados de hábitos, desde acordar em um determinado horário a escovar os dentes antes de dormir. Eles são comuns, e muitas vezes benéficos. Porém, alguns deles são prejudiciais, como fumar um maço de cigarro por dia ou comer fast-food em muitos dias da semana.

Muitas vezes precisamos nos esforçar para quebrar estes costumes. Segundo um estudo conduzido pela Universidade College London, nós demoramos, em média, 66 dias para nos livrar de um hábito.

Como o estudo foi feito

Os estudiosos selecionaram 96 pessoas, e as orientou a criar novos hábitos. Durante 12 semanas, essas pessoas vivenciaram seus novos costumes. Após este período, foi solicitado que elas interrompessem o novo comportamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Analisando todos os casos, descobriu-se que elas foram capazes de largar os novos hábitos em 66 dias, porém, analisando cada participante individualmente, este período poderia ir de 18 a 254 dias.

Nós conseguimos criar novos comportamentos em uma média de dois meses, portanto, não se desanime se você não conseguir abandonar um hábito em três semanas. Cada um de nós tem seu próprio ritmo, e as circunstâncias que nos fazem adquirir certos costumes fazem a diferença.

Como lidar com um vício

Em entrevista ao periódico Science Daily, a professora de psicologia Susan Krauss afirma que, em algumas vezes, um hábito pode ser quebrado rapidamente. "Caso você fique repentinamente doente por fumar, ou então seja quase atropelado por atravessar a rua digitando no celular, fica mais fácil para o cérebro querer se desassociar deste comportamento", explica a especialista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma boa dica para quem está procurando se livrar de um comportamento nocivo, é pensar em sua motivação mais forte para querer quebrar o hábito, pois isto irá lhe dar forças para ir até o fim com seu objetivo.

Pensar em um comportamento substituto também pode ser útil, mas certifique-se que irá trocar um hábito por outro saudável. Parar de fumar e começar a comer guloseimas compulsivamente pode ser uma armadilha para a saúde.

E é importante reiterar: Seja paciente. Quanto maior for o tempo em que você manteve um hábito, maior será o tempo que você irá levar para se livrar dele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)