saer perguntou:

Por que alguém que está há dois anos sem cigarro ainda tem uma vontade muito grande de fumar?

  • Respondido em 11/04/2014
    Flavia Rodrigues Vieira Psicologia - CRP 81369/SP
    Olá,

    É normal sim, pois o organismo ainda está em fase de desintoxicação e pode durar de 2 a 5 anos, procure uma ajuda psicologica para se fortalecer nesse periodo mais dificil, qualquer duvida entre contato. Obrigada.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 27/07/2015
    Jacques Madean Lira da Silva Psicologia - CRP 807/PI
    Olá,

    Realmente é verdade. Por dois motivos óbvios:

    1) Seu cérebro já tem o fumar como hábito de fuga/esquiva de situações ansiogêncicas. Fato que faz que qualquer substância estimulante, como a cafeína presente no café (e seus efeitos: taquicardia, estimulo cerebral, etc.) , seja entendido como uma emergência ansiogênica que faz do cigarro (nicotina) um agente necessário para relaxamento. Ou seja, seu organismo ainda tem uma memória do vício e ainda o vê como uma saída fácil e já aprendida. E o corpo prefere refazer o que já sabe, como uma lei do menor esforço.

    2) Todos os vícios se concentram a longo prazo nas expressões cognitivas e comportamentais, principalmente no aumento da ansiedade, impaciência, que podem causar dificuldades. Já nos primeiros meses além dos problemas cognitivos tem os físicos (taquicardia, cefaléia, sudorese e mal estar). E é preciso construir novas habilidades de enfrentamento.

    Sendo assim, você precisa criar novos "vícios" positivos em sua vida (praticar esportes, fazer leitura, sair com amigos), de forma que seu corpo os tenha como mais viável diante de uma situação estressante ou geradora de ansiedade. Cabe uma pergunta: há compulsividade é situacional? Se a resposta é sim, deve buscar origem dela. Converse com seu Psicólogo para avaliarem juntos uma solução.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 23/10/2017
    Dra Mônica P. Mussolino Psicanálise - CREFITO 89989-F/SP
    Olá,

    Bom dia, existem dois tipos de dependência a química e a psicológica a psicológica pode surgir a vontade de voltar a fumar toda vez que você se sentir ansioso, triste, etc...

    Abraços
    Drª Mônica P. Mussolino
    Psicanalista