rose e mais 1 pessoa perguntaram:

Ansiedade tem cura?

  • Respondido em 13/09/2014
    Dra. Evelyn Vinocur Psiquiatria - CRM 303514/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    A ansiedade tem cura?
    A ansiedade, pelo caráter crônico (genético, familiar) que possui, não tem cura, e sim tratamentos eficazes e controle. Os casos bem controlados podem viver de modo assintomático por longos períodos da vida.
    A ansiedade dita normal é própria do ser humano e necessária à nossa sobrevivência. Ela faz parte do nosso sistema de defesa para o enfrentamento de perigos e realização de tarefas diárias e têm o objetivo de zelar pela nossa sobrevivência em situações avaliadas por nós como perigosas. Ou seja, a ansiedade normal estimula o indivíduo a entrar em ação. Porém, a ansiedade excessiva poderá fazer exatamente o contrário e impedir as nossas reações. Tal ansiedade é dita patológica e desencadeia sofrimento e problemas de várias ordens, constituindo-se em transtornos de ansiedade e precisando de diagnóstico e tratamento precoces. Existem pessoas que “já nascem nervosas, tensas e ansiosas”, sendo sempre ansiosas na vida. É o caso das pessoas que têm uma personalidade ansiosa. A ansiedade, assim como a grande maioria dos transtornos mentais é um problema crônico, de ordem genética (familiar). Apresenta-se em graus que variam dentro de um espectro, desde os casos levíssimos a casos muito severos.
    A ansiedade abrange sintomas físicos e psíquicos. Dentre os sintomas somáticos (físicos) da ansiedade estão os respiratórios (sensação de afogamento, falta de ar, respiração curta, entre outros), cenestésicos (ondas de calor, calafrios, entre outros), musculares (dores, tremores, entre outros) e autonômicos (palpitação, frio nas extremidades, entre outros), além de mal-estar gástrico, taquicardia, precordialgia, aumento das secreções (urinárias e fecais), sudorese excessiva e cefaléia, exploração do ambiente, entre outros Os sintomas psíquicos são medo, desconforto, mal-estar, apreensão, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e sensação de que algo ruim pode acontecer. A principal característica psíquica do estado ansioso é uma excitação, uma aceleração do pensamento, causando uma confusão mental, ineficiência da ação, aumento da sensação de perigo e de incapacidade de se livrar do perigo, configurando um círculo vicioso, pois esta sensação aumenta ainda mais a ansiedade, contribuindo, consequentemente, para a chamada ansiedade patológica, que tende a cronificar e a se agravar com os anos.

    A ansiedade (patológica) deve ser tratada:
    1- Com medicamentos (antidepressivos e ansiolíticos= calmantes).
    2- Sem medicamentos:
    a- Psicoterapias; b- Tratamentos alternativos (exercício físico, música, acupuntura, yoga, meditação, etc.); c- Respiração Diafragmática;
    3- Combinação dos tratamentos acima.
    Hábitos de vida saudáveis previnem o aparecimento da ansiedade.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 27/12/2015
    Ana Tirza de Padua Sousa Psicologia - CRP 22/01071/MA
    Olá,

    ansiedade é uma reação natural ao estresse que ocorre em todas as pessoas de vez em quando. Mas em algumas pessoas ela pode sair fora de controle e atrapalhar diversas áreas de sua vida, sua saúde e seus relacionamentos. Os tratamentos recomendados para essa ansiedade excessiva e limitante são a medicação psiquiátrica e a psicoterapia psicológica. O fim do tratamento de ansiedade não quer dizer que a pessoa nunca mais se sentirá ansioso na vida, mas sim que ela poderá impedir que essa ansiedade saia do controle e afete sua saúde. E mesmo se o transtorno voltar, a pessoa poderá passar por tratamento novamente.

  • Respondido em 13/05/2017
    Adriana de Araújo Psicologia - CRP 56802/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Sim, ansiedade tem cura e o tratamento pode ser feito com médico psiquiatra quando indicado e psicoterapia para melhor compreender o que está havendo.
    Muitas pessoas sentem-se ansiosa por não saberem lidar com o grau de exigência pessoal, por não conseguir organizar-se dentro do tempo necessário para as coisas e também pela preocupação excessiva com o futuro. Quem perde o foco no agora, pode ficar mais preocupado e ansioso. Pode parecer um pouco difícil tratar e se livrar de vez da ansiedade, mas com um pouco de disciplina, auto percepção, tratamento especializado, você poderá se curar e sentir-se bem melhor com isso tudo. Algumas pessoas, aprendem esse comportamento, por exemplo, com os pais, sem perceber que essa não é a melhor resposta a ser dada. Quando se está com medo, também há uma resposta de ansiedade. Assim, como a impaciência e nervosismo.
    O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado por sintomas, como:
    - mente agitada;
    - preocupação excessiva com o futuro;
    - coração acelerado;
    - tremor nas mãos;
    - tremor nas pernas;
    - tremor no corpo;
    - expectativa negativa sobre algo;
    - angústia e apreensão;
    - dificuldade de controlar pensamentos acelerados;
    - cansaço excessivo;
    - dificuldade de concentração;
    - humor alterado;
    - irritação (falta de paciência) - que pode levar a brigas e desentendimentos;
    - agressividade;
    - rubor;
    - suor excessivo;
    - tensão muscular;
    - dificuldade de relaxar;
    - ações compulsivas e impensadas;
    - ganho ou perda de peso.
    O ideal é você entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão?
    Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Uma dessas técnicas, como a hipnose, por exemplo, ou mais quando combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. No meu site curadalma você encontra um áudio de hipnose para uso complementar de cura da ansiedade, é um material que pode ser adquirido para atura em parceria com o tratamento feito. Sua melhora virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.
    Boa sorte! Sucesso naquilo que você busca e até breve!

    PUBLICIDADE