6 fatos curiosos sobre o seu bebê que irão te surpreender

Você sabia que falar palavras como "gugudadá" ajuda na formação do vocabulário do bebê?

O início da vida humana é carregado de fatos intrigantes. Por estarem em fase de desenvolvimento, os bebês absorvem o mundo a sua volta de forma extraordinária. Todos estímulos que recebem contribuem para a formação de quem serão no futuro, e isto torna os pequenos fascinantes.

Veja a seguir, seis curiosidades sobre o seu bebê que irão fazer você amá-lo ainda mais:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Conversar com o bebê faz com que ele seja um jovem inteligente

Mesmo que eles aparentem não entender o que você diz, os bebês absorvem tudo o que ouvem e usam isso a seu favor futuramente. Pelo menos é o que diz um estudo publicado no periódico Pediatrics.

Segundo os pesquisadores, os bebês que escutavam diálogos de adultos apresentaram melhores resultados em testes de inteligência e linguagem quando se tornaram adolescentes.

2. O bebê tem sua capacidade de aprendizado potencializada pela música

Pesquisadores da Universidade de Washington revelaram que quando o bebê escuta música, ele processa melhor os sons e a linguagem, fazendo com que ele tenha sua capacidade de aprendizado potencializada.

"Bebês vivenciam um mundo complexo em que sons, luzes e sensações variam constantemente. O trabalho do bebê é reconhecer esses padrões de atividade e prever o que vai ocorrer. Perceber esses padrões envolve um trabalho cognitivo importante e melhorar essa habilidade cedo pode ter efeitos positivos no aprendizado", disse a co-autora do estudo Patricia Kuhl.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. Palavras com sons repetitivos são úteis para o bebê

Muitas pessoas mudam o tom de voz para falar com os bebês, usando diminutivos e palavras com repetição de sílabas, como "gugudadá". E segundo um estudo publicado no periódico Cognitive Science, a estratégia faz com que o pequeno aprenda a falar mais cedo, ganhando vocabulário.

4. Eles gostam de ouvir as vozes de outros bebês

Segundo pesquisa publicada no Eurekalert, os bebês preferem ouvir vozes de outros pequenos do que as de outros adultos. Além disso, eles se engajam com maior intensidade ao ouvirem sons de outras crianças.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quando os adultos imitavam o som de outros bebês, os pequenos percebiam e não prestavam atenção no que estava sendo dito. Essa interação entre as crianças é importante para o desenvolvimento comunicativo.

5. Chute do bebê no útero pode ser mais forte do que você imagina

Segundo um estudo realizado pela Imperial College of London, na Inglaterra, os bebês podem exercer uma força de quatro quilos ao chutar dentro do útero. Os autores descobriram ainda que a força desse movimento aumenta quando o pequeno está entre a 20ª e a 30ª semana de gestação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Portanto, é normal que algumas mães sofram com as dores do chute. Entretanto, o movimento é essencial para que o bebê desenvolva força muscular e óssea. A ação ainda auxilia na formação correta das articulações, prevenindo doenças que possam surgir ao longo de sua vida.

6. Autismo pode ser detectado através dos dentes do bebê

É possível detectar o autismo nos bebês através do tamanho de seus dentes. De acordo com estudo publicado no periódico Science Advances, os ciclos de zinco e cobre em fetos com autismo sofrem alterações, acarretando em discrepâncias na carga dentária dos pequenos.